Os alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino contam com mais um incentivo para prestar vestibular em uma grande universidade pública do Brasil. O Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (PAAIS) oferece benefícios para os jovens durante o processo seletivo, visando a inclusão de estudantes do ensino público na universidade.
Para incentivar a adesão destes alunos, uma série de palestras com representantes da Unicamp estão acontecendo desde o início do ano letivo nas escolas do Estado de São Paulo. O objetivo dessas visitas é divulgar o programa entre os alunos, esclarecendo as dúvidas mais frequentes e mostrando que por meio do PAAIS as chances ingressar na Unicamp são potencializadas.
Para receber a palestra em sua escola, basta o diretor da escola solicitá-la para a Comissão Permanente de Vestibular da Unicamp. Por meio da página da Comvest é possível conhecer mais sobre o programa e agendar uma visita.
Pontuação
Este ano, o estudante que cursou o Ensino Médio integralmente em qualquer escola da rede pública, ao optar pelo PAAIS na inscrição do vestibular da Unicamp, recebe automaticamente 60 pontos no resultado da nota final. Caso o canditato se autodeclare negro, pardo ou indígena e que tenha estudado em escola pública, soma além dos 60 pontos, mais 20 pontos adicionais.
Os alunos que concluiram o Ensino Médio por meio de supletivo em escolas públicas também podem participar do programa.
A pontuação só terá validade na segunda fase do processo seletivo da Unicamp.