• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 09/09/2014
Ideb

Ideb aponta crescimento no Ensino Fundamental na Educação paulista

O índice mede a qualidade de ensino no Brasil

O governo federal acaba de divulgar o resultado do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), que mede a qualidade de ensino no Brasil. De acordo com os dados, referentes a 2013 (redes estaduais), o Estado de São Paulo avançou nas duas fases do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). No Ensino Médio, São Paulo manteve-se como a segunda melhor rede.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o índice de São Paulo passou de 5,4 em 2011 para 5,7 em 2013. Já nos anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano), o Estado avançou de 4,3 em 2011 para 4,4 em 2013. Em ambos os ciclos, a rede estadual paulista de ensino está bem colocada no ranking de estados, com a 4ª posição nos anos iniciais e o 3º lugar nos anos finais, entre todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

No Ensino Médio, São Paulo manteve-se em 2º lugar no ranking (0,1 ponto atrás de Goiás). Na comparação com 2011, o índice do Estado passou de 3,9 para 3,7.

Nos três ciclos de ensino, São Paulo fica acima da média nacional (redes estaduais).

– Confira aqui os resultados por Estado

O Ideb

O Ideb foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Ministério da Educação, em 2007. É calculado a cada dois anos com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos. A taxa de rendimento escolar é obtida a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep. Já para o desempenho utiliza-se a Prova Brasil (para escolas e municípios) e o Saeb (sistema de avaliação/prova que mede estados e Brasil).

Outros dados

O governo federal divulga também outros índices por estado. São Paulo tem a menor distorção idade-série (alunos na série adequada) no Ensino Fundamental do Brasil: 8,6%. No Ensino Médio é 33%, índice entre os melhores nacionais. A taxa de frequência líquida (quantas crianças estão nas escolas e nas séries corretas) paulista está entre as melhores do Brasil no Ensino Fundamental – 93,7% -, atrás somente de Minas Gerais e Sergipe. No Ensino Médio é de 69,6%, a melhor do País.