O Brasil está entre os 193 países membros das Nação Unidas que adotaram oficialmente a nova agenda do desenvolvimento sustentável da ONU, uma agenda universal em estímulo às ações que objetivam a erradicação da fome e o fim da extrema pobreza. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) entraram em vigor em 1º de janeiro de 2016 e espera-se que as 169 metas propostas sejam cumpridas nos próximos 15 anos, desde sua apresentação, até 2030.
Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook
As ações de desenvolvimento sustentável têm o objetivo de satisfazer as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. Por isso, para alcançar os 17 objetivos, é necessário harmonizar o crescimento econômico, a inclusão social e a proteção do meio ambiente em ações integradas entre governos, empresas e sociedade civil.
Os ODS, no entanto, servem como guia para que os países signatários alinhem seus planos ao compromisso global com o desenvolvimento. A implementação e o sucesso da agenda, vão depender de políticas, planos e programas de desenvolvimento de cada um destes países.
Veja abaixo a lista completa dos 17 ODS:
Objetivo 1: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
Objetivo 2: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
Objetivo 3: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Objetivo 4: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Objetivo 5: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Objetivo 6: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
Objetivo 7: assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
Objetivo 8: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
Objetivo 9: construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Objetivo 10: reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 11. tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 12. assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Objetivo 13. tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos
Objetivo 14. conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
Objetivo 15. proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
Objetivo 16. promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
Objetivo 17. fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável