terça-feira, 09/08/2016
Pais e Alunos

Conheça os 17 “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” propostos pela ONU

ODS devem ser implementados por todos os países do mundo durante até 2030

O Brasil está entre os 193 países membros das Nação Unidas que adotaram oficialmente a nova agenda do desenvolvimento sustentável da ONU, uma agenda universal em estímulo às ações que objetivam a erradicação da fome e o fim da extrema pobreza. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) entraram em vigor em 1º de janeiro de 2016 e espera-se que as 169 metas propostas sejam cumpridas nos próximos 15 anos, desde sua apresentação, até 2030.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

As ações de desenvolvimento sustentável têm o objetivo de satisfazer as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. Por isso, para alcançar os 17 objetivos, é necessário harmonizar o crescimento econômico, a inclusão social e a proteção do meio ambiente em ações integradas entre governos, empresas e sociedade civil.

Os ODS, no entanto, servem como guia para que os países signatários alinhem seus planos ao compromisso global com o desenvolvimento. A implementação e o sucesso da agenda, vão depender de políticas, planos e programas de desenvolvimento de cada um destes países.

Veja abaixo a lista completa dos 17 ODS:

Objetivo 1: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Objetivo 2: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Objetivo 3: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Objetivo 4: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Objetivo 5: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Objetivo 6: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Objetivo 7: assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

Objetivo 8: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Objetivo 9: construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

Objetivo 10: reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

Objetivo 11. tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Objetivo 12. assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis