• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 15/01/2016
CEL

Conheça os principais programas educacionais do Estado de São Paulo

Educação oferece desde modalidades de idiomas a projetos voltados para leitura

Você já conhece os programas educacionais oferecidos pelo governo do Estado de São Paulo? A Secretaria da Educação selecionou seis programas relacionados à educação paulista para você conhecer. Confira:

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Ensino Fundamental – voltado para crianças e pré-adolescentes, o Ensino Fundamental da rede estadual é dividido em dois ciclos: Anos Iniciais, que corresponde às classes do 1º ao 5º ano, e os Anos Finais, do 6º ao 9º ano.

Além das aulas que atendem ao conteúdo proposto por meio do Currículo Oficial do Estado de São Paulo, os alunos têm acesso a programas de incentivo à leitura e ensino de idiomas. Conheça mais sobre o programa aqui.

Ensino Médio – dividido em três séries, o Ensino Médio é a última fase do clico educacional na rede estadual. Em todo o Estado de São Paulo estima-se que mais de 1,5 milhão de jovens estão matriculados em séries do Ensino Médio nas cinco mil escolas da rede estadual.

Nele, os estudantes recebem duas vezes ao ano o Caderno do Aluno, material pedagógico produzido por especialistas da Educação para cumprir o conteúdo estabelecido no Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Conheça mais sobre o programa aqui.

Educação de Jovens e Adultos (EJA) – os alunos que por algum motivo não conseguiram terminar os estudos nos ensinos Fundamental e Médio contam com a Educação de Jovens e Adultos, programa que oferece a oportunidade para os interessados concluírem os estudos. Conheça mais sobre o programa aqui.

Centro de Estudo de Línguas (CEL) – o programa oferece o ensino de até sete idiomas para alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Ao todo, são mais de 200 unidades da modalidade espalhadas pela cidade de São Paulo.

Além do estudo da língua estrangeira, os estudantes ampliam sua formação cultural, explorando nas aulas os costumes de outros países. A oferta dos cursos atende uma necessidade do mercado de trabalho, aumentando as chances de inserção profissional para os alunos. Conheça mais sobre o programa aqui.

Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP) – Plataforma digital de estudos, a EVESP disponibiliza aos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio a oportunidade aprender um novo idioma de qualquer computador. Conheça mais sobre o programa aqui.

Ensino Integral – um dos focos da Educação Paulista, o Ensino Integral oferece jornada de estudos de até nove horas e meia, além de programas que oferecem aos alunos a possibilidade de cursar o Ensino Técnico aliado ao Ensino Médio e cursos de idiomas, como os dos CELs. Conheça mais sobre o programa aqui.

Sala de Leitura – voltadas para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos, as Salas de Leitura oferecem um espaço pedagógico de trabalho interdisciplinar que incentiva a leitura e apoia o currículo escolar. Conheça mais sobre o programa aqui.

As salas, arejadas e equipadas com mesas e cadeiras, abrigam o acervo da Sala de Leitura, coordenada por professores e aberta durante a semana nos três períodos de aulas (manhã, tarde e noite). Conheça mais sobre o programa aqui.

Ler e Escrever – A Educação trabalha para ver plenamente alfabetizados todos os alunos da rede com até sete anos de idade. Para isso, conta com o programa Ler e Escrever, conjunto de ações voltadas aos estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos com o objetivo de promover a melhoria do ensino no Estado e que já alfabetizou 95% das crianças de até 7 anos. Conheça mais sobre o programa aqui.