Na próxima quarta-feira (12), é celebrado o Dia das Crianças em todo o Brasil, a data tem como objetivo chamar a atenção da sociedade sobre a importância daqueles que são o futuro do nosso país. É pensando justamente na evolução de São Paulo e no destino da nação que a Secretaria da Educação trabalha. Para isso, são oferecidos programas que vão desde a alfabetização até creches apropriadas para os pequenos em todo o Estado. Conheça a seguir os principais programas:
Ler e Escrever/EMAI: principal programa de alfabetização da secretaria, o Ler e Escrever é voltado aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Nele, os alunos recebem formação, materiais pedagógicos e são acompanhados pelos professores que os estimulam a desenvolver competências relacionadas ao discurso oral e escrito.
Além do Ler e Escrever, a Educação oferece aos alunos o material de Educação Matemática nos Anos Iniciais (EMAI).
Creche Escola: para ajudar na alfabetização, os alunos necessitam ter espaços estruturados. É isso que o programa Creche Escola oferece! Por meio de convênios firmados entre a Educação com as prefeituras dos municípios de São Paulo, são construídas creches com todo o equipamento necessário para o desenvolvimento das crianças.
Avaliação de Aprendizagem e Processo: aplicada duas vezes ao ano para averiguar o nível de aprendizado dos alunos da rede estadual a partir do 2º ano do Ensino Fundamental até as séries do Ensino Médio, a avaliação proporciona aos professores orientações com o objetivo de atuar na solução das dificuldades dos estudantes, auxiliando, assim, em seu aprendizado.
Educação em primeiro lugar no Ideb nos Anos Iniciais e Finais
O compromisso da Secretaria da Educação com a alfabetização de suas crianças já se reflete no resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). De acordo com os números, São Paulo é o primeiro Estado a ocupar o topo do ranking nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.
Nos Anos Iniciais (1º ao 5º do fundamental), o Estado ocupa a liderança isolada da faixa, passando de 5,7 em 2013 para 6,4 em 2015. A média é superior à meta estabelecida pelo Governo Federal para o ano de 2019, que é de 6,3. Já nos Anos Finais (6º ao 9º do fundamental), mais uma conquista importante: os alunos da rede estadual paulista avançaram de 4,4 para 4,7.