quarta-feira, 19/02/2020
Boas Práticas

Conheça os vencedores do Concurso WIZO de Pintura e Desenho 2019

Estudantes da rede pública foram premiados com desenhos que tiveram temática sobre religião e diversidade

Diversas autoridades, professores e estudantes da rede compareceram à cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso WIZO de Pintura e Desenho 2019, uma parceria da WIZO com a Secretaria da Educação. O evento aconteceu na  Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e premiou os estudantes vencedores do concurso.

Em 2019, o tema do concurso foi “Brasil e Israel – A História e as Religiões” e estimulou jovens da rede a fazer desenhos que remetessem as ligações entre Brasil e Israel, em especial os laços entre religiões. “Nós todos temos em comum a humanidade, somos pessoas, e só vamos ter alguma chance de enfrentar os grandes desafios se trabalharmos em conjunto”, pontuou o rabino Michel Schlesinger, da WIZO.

O primeiro lugar foi da jovem Danielle Dias da Costa, estudante da Escola Estadual Vereador Antônio de Ré, em Guarulhos. Ela explicou como a inspiração para o desenho veio de um sonho. “Eu estava sem ideia, li a apostila informativa várias vezes, quando sonhei com pessoas sentadas em volta de uma mesa e quadros na parede que retratavam a crença de cada um, e tive a intenção de mostrar um pouco da história e da cultura de cada religião, que fazem parte da nossa formação”.

O segundo colocado veio de Paranapanema, na Diretoria Regional de Ensino Presidente Prudente. A jovem Karolaine Aparecida Novais da Silva, de 17 anos, fez um desenho em forma de quebra-cabeça, com pessoas de várias religiões e raças se abraçando em celebração à diversidade. O terceiro lugar, da Escola Estaduak Sarah Arnoldi Barbosa, em Votuporanga, também teve a diversidade como principal tema.

O concurso da WIZO também celebra a participação de professores, que têm como missão orientar os jovens sobre os desenhos e promover eletivas e atividade sobre as pautas nas escolas. “O postulado de ser professor é muito próximo desta doação que os religiosos assumem em ouvir, aconselhar e acolher. O professor nunca vai desistir de vocês”, pontua o professor Carlos Eduardo Povinha, do núcleo pedagógico da Secretaria da Educação.

O Concurso de Desenho e Pintura da WIZO acontece todo ano. Em 2020, a meta é expandir a iniciativa. “Temos a expectativa de querer chegar às mais de cinco mil escolas da rede pública estadual. !ueremos atingir centenas de milhares de alunos e professores, incentivando-os na pesquisa e no conhecimento a respeito das individualidades e diferenças entre Brasil e Israel”, pontua Sulamita Tabacof, presidente da WIZO São Paulo.

A previsão é que o concurso seja lançado em março de 2020.