• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 04/04/2017
Últimas Notícias

Conheça plataformas online para ler livros sem pagar nada

É possível baixar títulos sobre diversos temas de forma legal

Ler traz benefícios para a vida que vão além de conseguir articular uma boa resposta na hora da prova. A prática estimula a criatividade e a imaginação, aperfeiçoa o vocabulário, além de impactar no convívio em sociedade. A leitura é uma das melhores estratégias para aprimorar a habilidade comunicativa, já que ficamos em contato direto com a norma culta da língua e praticamos a gramática correta.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Além de aproveitar os ambientes das Salas de Leitura, esparralhados pela rede estadual de ensino, para aprimorar esta prática, os estudantes podem conferir a lista da Universia Brasil com algumas plataformas online para ler sem pagar nada.

Literatura de Cordel: site disponibiliza mais de duas mil obras;

Obras de Machado de Assis: domínio público tem mais de 300 títulos do autor;

Livros e jornais: USP disponibiliza mais de 3 mil matérias da Biblioteca Brasiliana;

Literatura clássica: Biblioteca Britânica tem portal com manuscritos raros;

Livros de arte: MET Museum tem download de mais de 400 obras;

Empreendedorismo e negócios: FGV libera acesso a mais de 10 mil títulos.

Incentivo à leitura na rede estadual

A rede estadual de São Paulo mantém diversos projetos de incentivo à leitura e acervo variado de livros nas unidades. Mais de 3,1 mil escolas participam do programa Sala de Leitura. As salas são ambientes pedagógicos interdisciplinares onde os estudantes contam com livros, jornais, revistas e conteúdo audiovisual como DVDs e CDs. Além da leitura, os professores costumam utilizar esses espaços para criar oficinas de contação de histórias, clubes de leitura, teatro, jogos lúdicos, entre outros projetos.