• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/12/2020
Sociedade

Conheça a programação do Museu do Café para dezembro

Agenda inclui oficina gastronômica natalina, curso de torra e lives voltadas ao preparo do cafezinho e a educação museal

Para concluir o calendário de atrações do ano, o Museu do Café – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – planejou uma série de cursos, oficinas e atividades virtuais. No Centro de Preparação de Café, espaço reservado às aulas, o destaque no período será o curso de torra. Já na programação cultural, os amantes de ca terão a oportunidade de decorar panetones para o Natal e harmonizar esse doce típico de dezembro com cafés especiais. As transmissões nas redes sociais – ligadas ao barismo, às exposições e ao conteúdo educativo – também continuam a integrar o cronograma.

Dica do Barista

2 de dezembro, às 14h

Além de capacitações para o mercado de trabalho na área do barismo, o MC também realiza um projeto gratuito para quem deseja elevar a qualidade do preparo caseiro. No “Dica do Barista”, a equipe do Centro de Preparação de Café dedica sua atenção à uma aula especial, que ensina os participantes alguns truques e segredos fáceis envolvendo o momento da extração, como a temperatura ideal da água e a importância da higienização do filtro.

Para participar presencialmente, basta realizar a inscrição pelo e-mail cpc@museudocafe.org.br. A ação também contará com transmissão ao vivo, no Instagram.

Oficina culinária de decoração de panetone

4 de dezembro, às 14h

Dezembro é mês de oficina culinária natalina no Museu do Café! Em parceria com o curso de gastronomia da Universidade Católica de Santos e o Restaurante Escola, a instituição irá promover um delicioso workshop gratuito voltado à decoração de panetones, a partir de recheio de brigadeiro gourmet, cobertura de ganache de chocolate e, ainda, frutas vermelhas e castanhas.

A aula acontecerá de modo presencial, com capacidade reduzida, e virtual. Na hora da inscrição, pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br, os interessados devem sinalizar de que maneira desejam aderir. Os alunos participando no MC terão todos os materiais disponíveis, já aqueles assistindo de casa, receberão uma lista de ingredientes opcional (não é obrigatório para acompanhar a transmissão).

Live “Intersecções entre educação integral e educação museal”

10 de dezembro, às 17h

Em dezembro, o setor educativo realizará a última live desta série, dedicada à temática pedagógica no Instagram: no dia 10, às 17h, a gestora do núcleo, Daniella Oliveira, receberá a professora mestra Márcia Calçada, que atua na Prefeitura Municipal de Santos, para um bate-papo sobre as relações entre os contextos da educação integral e museal.

3º Colóquio do Patrimônio e Paisagem do Café

11 de dezembro, às 14h

Uma colaboração com a coordenação do núcleo do programa de pós-graduação em Ensino de História e Ciências da Terra, do Instituto de Geociência da Universidade Estadual de Campinas, o encontro virtual tem como objetivo a divulgação das ações de pesquisa e extroversão desenvolvidas no meio acadêmico e museal. Serão apresentadas diversas perspectivas abrangendo a temática do café, de modo transversal e interdisciplinar, assim como estratégias para elaborar inter-relações na atuação de entidades ligadas ao universo do grão, criando uma rede de construção coletiva de saber.

O colóquio terá transmissão no Youtube do MC.

Live “Conversas entre o Museu do Café e Museu da Imigração”

14 de dezembro, às 17h

A imigração de trabalhadores para o setor cafeeiro, na virada do século 20, ficou marcada pela subvenção ativa do governo brasileiro e cafeicultores do Estado de São Paulo. No entanto, diversos outros processos de deslocamentos de europeus, acontecidos desde, pelo menos, o início do século 19, marcaram a paisagem urbana da capital e de Santos. Na live de dezembro, os pesquisadores Bruno Bortoloto (MC) e Henrique Trindade (MI) discutirão diferentes redes de imigração de pessoas que se instalaram em atividades como a exportação do café, serviços portuários e o comércio em geral, no Instagram.

Curso de torra e Semana de Formação do Barista

12 a 18 de dezembro

O curso de torra do Museu do Café, que já levou muita informação a baristas e profissionais da área, ganhará uma nova edição presencial em dezembro. Nesta aula, uma parceria com a empresa OLAM Agrícola, o processo de torrefação do grão é o foco por dois dias de capacitação (12 e 13), ministrada pelos especialistas da casa. Além de abordar as etapas por trás dessa técnica – como as variáveis qualitativas e quantitativas e as reações físico-químicas –, o módulo também apresentará noções de higiene e cuidado com os equipamentos e dicas de armazenamento do produto, contando, ainda, com treinos práticos.

A adesão à atividade deve ser feita pelo site. A Semana de Formação do Barista (formação básica, latte art e avançada) também está com inscrições abertas para o próximo mês e janeiro.