quinta-feira, 06/08/2009

Conselho Estadual de Educação nomeia seis novos integrantes

As três últimas secretárias estaduais da Educação vão ocupar os cargos a convite de Paulo Renato Nesta quarta-feira (05/08), seis novos integrantes do Conselho Estadual de Educação de São Paulo […]

Nesta quarta-feira (05/08), seis novos integrantes do Conselho Estadual de Educação de São Paulo foram empossados em cerimônia realizada na Secretaria de Estado da Educação. As ex-secretárias de Estado Maria Helena Guimarães de Castro, Maria Lúcia Vasconcellos e Rose Neubauer e o diretor da Faculdade de Direito da USP, João Grandino Rodas, assumiram as titularidades que representarão nos próximos três anos de mandato. Já as suplentes Suely Alves Maia, presidente estadual da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), e Maria Elisa Ehrhardt Carbonari, vice-reitora do Centro Universitário Anhanguera, terão mandatos de dois anos.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, presente ao evento, os novos conselheiros terão como desafio trazer para o debate questões como a democratização do ensino e a formação dos professores. O titular da pasta destacou ainda que as três ex-secretárias atenderam à sua convocação pessoal para o cargo. “Queremos estreitar os laços do executivo com o Conselho Estadual. A experiência das três novas conselheiras à frente da gestão da Secretaria engrandecerá o debate sobre os desafios e as soluções para o avanço da educação pública.”

Compromisso assumido

João Grandino Rodas falou sobre a importância do tema em todas as etapas da vida escolar, do ensino básico à universidade. “Por meio da tecnologia podemos levar a educação onde a escola não pode estar. Dessa forma, o ensino passa a não depender mais de uma vaga física e conseguimos promover a real democratização da educação.”

A ex-secretária, Rose Neubauer destacou que a discussão mais atual no âmbito da educação é a formação do professor. “É nosso papel propor processos que darão consistência e coerência às políticas públicas.”

Maria Helena Guimarães de Castro e Maria Lúcia Vasconcellos falaram sobre o papel colaborativo que assumem à frente dos cargos. “A minha experiência como pesquisadora, educadora, ex-secretária de Estado e em âmbito Federal podem contribuir para a melhoria da educação no Estado de São Paulo”, disse Maria Helena. “Coloco minha experiência à disposição do Conselho para contribuir em tudo que estiver ao meu alcance”, concluiu Maria Lúcia.

Eleição da Presidência

Após a cerimônia de nomeação, aconteceu a eleição da presidência do Conselho. O atual presidente, Arthur Fonseca Filho , foi reeleito para novo mandato de um ano, com o conselheiro Hubert Alquéres como vice. O voto dos 24 conselheiros é secreto.

Novo mandato

Foram, ainda, reconduzidos ao cargo:

· Ana Luísa Restani, superintendente executiva da Fundação Bradesco

· Eunice Ribeiro Durham, professora titular em Ciências Sociais da USP

· Mario Vedovello Filho, mestre e professor em odontologia

· Pedro Kassab, ex-presidente do Conselho,

· Suzana Trípoli, escritora

Suplentes

· Roque Theophilo Junior, professor titular e corregedor Geral da Universidade Presbiteriana Mackenzie

· Severiano Garcia Neto, presidente do Sindicato dos Supervisores do Magistério.