• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 06/11/2017
Ensino Fundamental

Contagem regressiva para as provas do Saresp 2017

Nos dias 8 e 9 de novembro, mais de 1 milhão de estudantes devem participar da avaliação

Mais de 5 mil escolas da rede estadual de ensino estão se preparando para o Saresp 2017 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Cerca de 1 milhão de estudantes, matriculados nos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, devem participar da avaliação nos dias 8 e 9 de novembro.

Na E.E. Honorato Faustino, de Piracicaba, os estudantes se revelam tranquilos para a prova. “Nossos professores nos preparam o ano inteiro para não termos surpresas”, disse a aluna Vitória Noguerol.

Sobre o Saresp

O Saresp é um sistema de avaliação do governo do Estado de São Paulo com o objetivo de analisar o desempenho dos alunos da rede estadual. Os exames são realizados em todas as 5 mil unidades da rede e medem o domínio e habilidades básicas dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

O objetivo da avaliação é produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica de São Paulo. Os resultados apresentados permitem que a escola analise o seu desempenho e, com o apoio da Secretaria da Educação, melhore a qualidade de aprendizagem dos seus alunos e da gestão escolar.

O desempenho da escola no Saresp também é utilizado para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulom, o Idesp. Este é o principal índice de escolaridade do Estado.