quarta-feira, 28/08/2019
Ler e Escrever

Continuam abertas as inscrições para a Fuvest

Primeira fase acontece no dia 24 de novembro, segunda parte será feita em 2020

As inscrições para o processo seletivo da USP, a Fuvest, segue em curso. Estudantes da rede pública têm até o dia 20 de setembro para realizar a inscrição, que deve ser feita no site da instituição.

Faça sua inscrição aqui

O processo seletivo é dividido em duas fases, a primeira acontece em 24 de novembro de 2019. Os aprovados seguem para a segunda fase, que será realizada nos dias 5 e 5 de janeiro do próximo ano. A primeira chamada será divulgada dia 24 de janeiro, sendo as outras chamadas divulgadas assim que as vagas abrirem.

A Fuvest é tida como o vestibular mais disputado do país pela qualidade dos cursos na USP e a chance de ingressar numa das melhores universidades da América Latina. “Ano passado batemos o recorde de inscritos e esse ano devemos ter ainda mais jovens. Como sempre, o curso mais disputado costuma ser medicina, seguido de perto por Audiovisual e Psicologia”, pontua Herbert Alves, educador da USP.

Para 2020, 45% das vagas de cada curso de graduação e turno estão reservadas para candidatos egressos de escolas públicas (EP). Ao todo são 11.147 vagas, das quais 8.317 destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.830 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nesse porcentual incide reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI) equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 37,5%. “É fundamental que o estudante da nossa rede conheça os benefícios para cursar a graduação na USP. Tudo começa na Fuvest, e recomendamos que o jovem se prepare desde já”, relata Bruna Waitman, da coordenadoria pedagógica da Educação.

A taxa de inscrição é de R$ 182. Vale lembrar que o pagamento da taxa de inscrição, usando o boleto gerado até 20 de setembro, deverá ser efetuado em bancos ou pela internet antes do encerramento do expediente bancário do dia 24 de setembro.