• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 03/07/2019
Concursos

Continuam abertas as inscrições para o 11º Concurso de Redação da CGU

Tema deste ano é sobre cidadania e ética

Estudantes dos anos finais e iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio têm até agosto para inscrever redações no 11º Concurso de Redação da CGU, um dos mais tradicionais do país. O objetivo do concurso é despertar nos educandos o interesse pelo desenho e escrita criativa.

Inscrição e orientações

Por meio de temas, o concurso fomenta o debate e a reflexão crítica dos alunos, geralmente abordando temas como cidadania, ética e comunidade em seus editais. “A escrita é uma habilidade cognitiva fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, inclusive fortalecendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia”, pontua Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna.

Neste ano o tema é “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!”. Estudantes precisam elaborar redações que discuta assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania mesmo quando o contexto pede outras ações. “Esses temas ajudarão o estudante a conhecer mais da sociedade, aprofundando temas como a ética e o papel do indivíduo no próximo”, cita Érica Miranda, professora da rede estadual em Santo André.

O concurso é dividido por categorias.

  • Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos podem concorrer com trabalhos do tipo “Desenho”.
  • Do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º do ensino médio, os alunos podem participar com trabalhos do tipo “Redação”.
  • Estão incluídos nesta última categoria a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA). As escolas também podem participar na categoria Escola-Cidadã, com trabalho do tipo “Plano de Mobilização”.

O Concurso de Desenho e Redação da CGU está na 11ª Edição e já mobilizou mais de 3 milhões de participantes, além de mais de 100 mil professores e 17 mil escolas. Só no ano de 2018 foram mais de 600 mil alunos mobilizados.