• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 08/08/2019
Concursos

Continuam abertas as inscrições para o Concurso de Redação da CGU

Prazo vai até dia 23 de agosto, estudantes de toda a rede podem participar

Considerado um dos concursos mais tradicionais do país, o 11º Concurso de Redação da Controladoria Geral da União continua com inscrições abertas para estudantes dos anos finais e iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O prazo final é dia 23 de agosto.

O objetivo do concurso é despertar nos educandos o interesse pelo desenho e escrita criativa e fomentar a reflexão crítica dos jovens, geralmente abordando temas como cidadania, ética e comunidade em seus editais. “A escrita é uma habilidade cognitiva fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, inclusive fortalecendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia”, pontua Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna.

Inscrição e orientações

O concurso sempre dá um tema para a produção das atividades. Neste ano o tema é “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!”. Estudantes precisam elaborar redações que discuta assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania mesmo quando o contexto pede outras ações. “Esses temas ajudarão o estudante a conhecer mais da sociedade, aprofundando temas como a ética e o papel do indivíduo no próximo”, cita Érica Miranda, professora da rede estadual em Santo André.

São diversas categorias, separadas em “Desenho” (para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental), “Redação” (para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º do ensino médio) e “Plano de Mobilização” (para estudantes do EJA).

O concurso está na 11ª Edição e já mobilizou mais de 3 milhões de participantes, além de mais de 100 mil professores e 17 mil escolas. Só no ano de 2018 foram mais de 600 mil alunos mobilizados.