quarta-feira, 17/04/2019
Boas Práticas

Continuam abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa

Inscrições podem ser feitas até dia 30 de abril

As inscrições para a 6ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa continuam abertas e podem ser feitas até dia 30 de abril.

Podem participar estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Ao todo, são cinco categorias: poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião.

Faça a sua inscrição aqui

Os professores deverão realizar oficinas de leitura e de escrita em sala de aula com todos os alunos participantes. Além disso, poderão acessar a coleção da Olimpíada, composta por cadernos virtuais de apoio ao trabalho do professor. A orientação de outras disciplinas é bem-vinda. Além disso, os professores deverão registrar em um diário suas experiências com a realização das oficinas, como dificuldades encontradas, aprendizagens, descobertas, seus acertos e suas reflexões.

O tema dessa edição é “O lugar onde vivo”. O objetivo é estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, seus problemas e suas soluções. A ideia é que alunos desenvolvam escritas que possam conversar com o entorno onde vivem. A escritora mineira e ex-professora de escola pública, Conceição Evaristo, é a grande homenageada.

A avaliação acontecerá em cinco etapas: Escolar, Municipal, Estadual, Regional e Nacional.

Confira aqui o Regulamento.