sexta-feira, 27/06/2014
Sociedade

Assinatura de convênio prevê a construção de 31 unidades do programa Creche Escola

Parceria com 31 municípios totaliza o investimento de R$ 61,7 milhões

Nesta sexta-feira (27), o governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Herman Voorwald, assinaram um pacote de convênios para a construção de 31 novas unidades de educação infantil e também a renovação da frota de ônibus escolares.

A cerimônia foi no Palácio dos Bandeirantes e o investimento total do Estado será de R$ 61,7 milhões.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na cerimônia, 31 municípios firmaram parceria para as obras do programa Creche Escola. No convênio estão previstos três tipos de plantas de prédios. Cabe às prefeituras apresentarem as documentações, os terrenos e controlar a condução das obras. O objetivo é ampliar o atendimento de crianças residentes prioritariamente em localidades com maior vulnerabilidade social.

“A parceria com as prefeituras está integrada aos programas da Secretaria para fortalecer a educação regional. O objetivo é assegurar um ensino de qualidade para todo o Estado, isso inclui a modernização do transporte escolar e a ampliação das ofertas de vagas na educação infantil”, afirma o secretário da Educação.

No total, já foram assinados mais de 400 convênios beneficiando 56 mil crianças. Quando prontos, os edifícios atendem aos padrões de acessibilidade previstos na legislação e também às exigências de sustentabilidade, como aquecimento solar e especificações para redução do consumo de água e energia. Além disso, possuem sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia, entre outros.

Novos ônibus escolares

Além dos convênios para a construção das creches, foram a frota escolar de seis municípios da região metropolitana de São Paulo foi renovada. Cotia, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista são as cidades contempladas. A Educação investiu R$ 2,7 milhões.

Desde dezembro do ano passado, a Secretaria já entregou 1.128 ônibus em 552 cidades do Estado, contabilizando R$ 179,2 milhões. Ao todo, 900 mil alunos da rede são beneficiados com o transporte escolar.