quinta-feira, 06/10/2005

Convênios com prefeituras garantem mais salas de aula e vão melhorar ensino de leitura e escrita em SP

O Governo de São Paulo, pela Secretaria de Estado da Educação e FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação – e 196 municípios paulistas assinaram nesta quinta-feira, 6, o […]

O Governo de São Paulo, pela Secretaria de Estado da Educação e FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação – e 196 municípios paulistas assinaram nesta quinta-feira, 6, o convênio do Programa de Ação Cooperativa Estado-Município para Construções Escolares (PAC) e de parceria para a implantação do Letra e Vida – Programa de Formação de Professores Alfabetizadores.

O compromisso maior da parceria vai além do investimento de R$ 98 milhões firmados pelos convênios entre Estado e municípios, como enfatizou o secretário Gabriel Chalita. “O que se pretende é a educação de qualidade, é o fortalecimento da escola acolhedora não apenas no seu espaço físico, mas nos recursos pedagógicos que se ampliam a partir da parceria firmada”.

Realizada na sede da Secretaria de Educação, a cerimônia contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, do diretor da FDE, Miguel Haddad, da supervisora do Programa Letra e Vida, Telma Weisz, prefeitos, secretários municipais de educação e parlamentares, totalizando cerca de mil pessoas no auditório Fernando de Azevedo. Após a solenidade, os prefeitos foram especialmente atendidos pelas equipes técnicas da SEE, para assinatura dos termos de parceria e protocolos de intenção.

Professores motivados fazem a escola acolhedora

A manhã de trabalho, como definiu o secretário Gabriel Chalita, é fruto de uma escuta atenta feita ao longo do primeiro semestre de 2005, quando a Secretaria da Educação percorreu as regiões administrativas do Estado, levando o Fórum Governo Educador a dezenas de cidades, para ouvir a demanda das prefeituras. Critérios técnicos definiram a prioridade de execução e o resultado, firmado nesta manhã, “mostra o respeito do governador Geraldo Alckmin com os municípios, pois ao não fazer distinção se a escola é estadual ou municipal, está fazendo o melhor pela educação e transformando a escola num espaço acolhedor”, como ressaltou o secretário de Educação.

O Programa Letra e Vida, destinado à formação de professores que ensinam a ler e a escrever no Ensino Fundamental, envolvendo crianças, jovens e adultos, foi destacado pelo secretário Gabriel Chalita como o “melhor projeto de alfabetizadores que se tem conhecimento, pois não permite que o aluno deixe esse ciclo sem entender de leitura e escrita”. São 418 municípios a firmar parceria com a Secretaria de Educação, que investe R$ 500.000,00 com formadores da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), que capacitarão os formadores municipais.

Para Chalita, “a escola acolhedora não precisa de grandes obras e sim de professores bem preparados, que se sintam motivados. O grande educador Paulo Freire já dizia que se pode ter um palácio para dar aula e ser um mau professor, e pode ter apenas uma árvore e ser o melhor professor. Claro que gostaríamos de ter dinheiro para tudo e todos, mas temos o diálogo e a compreensão dos prefeitos para o que é possível realizar pelo melhor da educação. Todos vocês são obreiros dessa educação de qualidade do Estado de São Paulo”.

Educação, o dinheiro bem aplicado

Ao ressaltar a importância dos convênios assinados nesta manhã, que vão determinar uma educação de melhor qualidade, o governador Geraldo Alckmin chamou a atenção para o expressivo índice de redução da evasão escolar, que hoje é de 0,7 no Ensino Fundamental. “Com mais esse esforço firmado com os professores, vamos reduzir mais ainda esse dado”, anunciou o governador, que lembrou também a importância do investimento feito com o PAC. Segundo ele, “não há dinheiro mais bem aplicado do que aquele na mão do município, na mão do povo, que pode acompanhar de perto a sua destinação. Esse é o melhor caminho e temos certeza que esses R$ 98 milhões serão bem aplicados”.

O governador Geraldo Alckmin reforçou também que o dinheiro investido em educação resulta no fortalecimento da sociedade, “porque a base da sociedade é a educação. Por isso a necessidade de um grande mutirão da educação, trazendo de volta à escola quem deixou de estudar. Além de criar condições para que todos tenham acesso a essa escola pública de boa qualidade, o caminho, como enfatizou o secretário Gabriel Chalita é o afeto, porque é por essa via que a gente conquista, sem precisar obrigar”, finalizou o governador.

Vera Souza Dantas

Fotos: Laércio Marmo