• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 19/10/2021
Notícia

Conviva SP promove a 1ª edição da Trilha Antirracista

Programação de três dias é voltada para supervisores e PCNPs da rede estadual

“Para construir um futuro melhor, é preciso conhecer o passado”. Com este objetivo, a partir desta terça-feira (19), o Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP) promove programação especial sobre história, experiência e ampliação de ações educativas antirracistas para supervisores e PCNPs da rede estadual. A imersão ocorre presencialmente no Teatro Fernando de Azevedo, na sede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), até a próxima quinta (21).

Entre outros pontos, a ação objetiva resgatar o histórico sociocultural e fortalecer o processo de construção de cidadãos mais conscientes no combate ao racismo dentro do ambiente escolar. Além disso, destacar a importância da representatividade negra e a luta contra o racismo estrutural. Em respeito aos protocolos sanitários, os convidados foram divididos em dois grupos. Cada um vai receber 15 horas de formação, em dois períodos.

O Conviva SP atua na promoção de um ambiente solidário, colaborativo, acolhedor e seguro nas escolas. Entre outros pontos, identifica vulnerabilidades de cada unidade escolar para a implementação de Planos de Melhoria da Convivência, além de atrelar ações proativas de segurança, articular a participação ativa da família na vida escolar dos estudantes da rede de ensino estadual e ofertar ações de serviço de assistência e saúde mental.

1ª Trilha Antirracista do Conviva SP
Público-alvo: Supervisores e PCNPs da rede estadual
Grupo 1: 19/10, das 8h às 17h, e 20/10, das 8h às 14h
Grupo 2: 20/10, das 12h às 18h, e 21/10, das 8h às 17h
Local: no Teatro Fernando de Azevedo, na Praça da República, 53