• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 30/04/2021
Notícia

Conviva SP promove debate sobre saúde mental e ansiedade à rede da educação

Evento será transmitido pelos canais Gestão e Formação de Professores do Centro de Mídias

A Secretaria da Educação (Seduc-SP), por meio do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP), realiza na próxima segunda-feira (3), das 12h30 às 14h, o terceiro encontro da programação especial. Desta vez, a ação, realizada em parceria com o Instituto Ame Sua Mente (IASM), traz o tema Saúde Mental na Prática: Um Antídoto para Ansiedade.

A mesa temática vai contar com as presenças de Haroldo Rocha, secretário-executivo da Seduc-SP; Mario Augusto, gestor do Conviva SP; Rodrigo Bressan, psiquiatra do IASM; Beatriz Garcia, administradora da FIA/USP; e Maria Estela Zanini, diretora de Convivência do Colégio Bandeirantes.

Entre outros pontos, a proposta objetiva trazer luz a temas tratados, por alguns como tabu. “É necessário dialogar e dividir experiências para ajudar no enfrentamento de variadas instabilidades na rotina educacional, principalmente quando falamos de ansiedade, autoestima e outras dificuldades causadas pela pandemia atual”, resume Haroldo Rocha, secretário-executivo da Seduc-SP.

O evento será transmitido pelo aplicativo do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), nos canais Gestão e Formação de Professores.

Em abril, o projeto debateu o tema Saúde Mental e Bem-estar, nos dias 19 e 26.

Conviva SP

Criado pela Seduc-SP, o programa objetiva a melhoria da aprendizagem, por meio da promoção de um ambiente solidário, colaborativo, acolhedor e seguro nas escolas. Visa identificar vulnerabilidades de cada unidade escolar para a implementação de Planos de Melhoria da Convivência, além de atrelar ações proativas de segurança, articular a participação ativa da família na vida escolar dos estudantes da rede de ensino estadual e ofertar ações de serviço de assistência e saúde mental.

Instituto Ame Sua Mente

Instituído em 2008 pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o Y Mind (Instituto de Prevenção e Tratamento de Transtornos Mentais), mudou de cara e se tornou o Ame Sua Mente. A associação sem fins lucrativos busca promover uma nova cultura sobre saúde mental no Brasil. Conscientizar, educar, capacitar, prevenir, diagnosticar e tratar precocemente para que as pessoas assumam o desenvolvimento emocional desde cedo. Possui programas de vanguarda focados em promoção de saúde mental, redução de estigma e prevenção de questões mentais em escolas e instituições de saúde para jovens.