• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 10/05/2005
Últimas Notícias

Cooperativismo nas escolas de Bebedouro

O Cooperativismo nas Escolas é um projeto pioneiro desenvolvido nas escolas públicas estaduais do município de Bebedouro, jurisdicionadas à Diretoria de Ensino – Região de Jaboticabal. Os índices positivos gerados […]

O Cooperativismo nas Escolas é um projeto pioneiro desenvolvido nas escolas públicas estaduais do município de Bebedouro, jurisdicionadas à Diretoria de Ensino – Região de Jaboticabal. Os índices positivos gerados pelas várias iniciativas do projeto podem ser creditados à parceria com as diversas cooperativas de Bebedouro, como a Coopercitrus, Credicitrus, Cotram, Unimed, Uniodonto, Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP).

 

 

 

 

 

Coordenado pela educadora Cheuli Chiu de Lima, o projeto em 2004,
em diferentes linhas de atividade:

Capacitação de Professores: cursos, treinamentos, discussões e estudos oferecidos pelo Sescoop e ministrados pelos educadores da Coopred (Cooperativa Educacional do Estado de São Paulo), Elizete Rasera e Marcos Noggerini, proporcionando aos educadores subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento das atividades com os alunos;

“Semana Jovem Cooperativista” – promoção realizada na Associação dos Funcionários da Coopercitrus, em Bebedouro. O evento conta com a participação de alunos em palestras de líderes cooperativistas, apresentações, dinâmicas e atividades pedagógicas que vivenciam a cooperação e, desta forma, leva os jovens a assimilar a filosofia cooperativista de forma lúdica, a interagir com alunos de outras escolas, conviver, cooperar e compreender na prática uma sociedade cooperativa.

 

 

 

 

 

Cooperativa de Eventos, com alunos que, sob a coordenação de um educador, constituirão a diretoria, cooperados e estatutos, bem como decidirão suas ações por meio de assembléias. . Os projetos realizados por esta cooperativa poderão ser aos mais variados e terão como meta, o auxílio e a prestação de serviços à comunidade.

A ação atingiu mais de 1000 (mil) alunos da 7ª série de 10(dez) escolas públicas estaduais de Bebedouro. Foram capacitados 52 (cinqüenta e dois) educadores, atingindo mais de 4 500(quatro mil e quinhentas) pessoas direta e indiretamente.

Para o ano de 2005, a meta é capacitar um grupo de profissionais para se tornarem “multiplicadores do projeto”. Outra novidade, será a escolha de um tema pelas escolas e a definição de uma situação na qual pretende atuar, objetivando mobilizar o maior número de pessoas entre funcionários, professores, alunos e comunidade em geral. No final, os trabalhos serão expostos para a cidade em uma mostra de projetos educacionais cooperativos.