• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 25/06/2018
EJA - Educação de Jovens e Adultos

#CopadoConhecimento: 3ª figurinha fala sobre Ciências da Natureza

Nada tradicional no futebol, a Rússia tem muito a ensinar sobre ciências

A Copa do Mundo da Russia segue emocionante. As seleções favoritas têm tropeçado, ou sofrido para ganhar uma partida, enquanto que as menos famosas seguem dando show de bola, como é o caso do México e da Bélgica, por exemplo. Mas, quem está batendo um bolão é a Copa do Conhecimento, elaborada pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP) e a Coordenadoria de Gestão do Ensimo Básico (CGEB).

Clique aqui e complete sua coleção

Trata-se de uma série com quatro figurinhas, que são divulgadas semanalmente. A de hoje carrega consigo curiosidades do país anfitrião relacionadas às Ciências da Natureza.

A Rússia disputou três mundiais da FIFA, 1994, 2002 e 2014, sendo anfitriã em sua quarta participação. Embora não seja referência no futebol, nos tempos do Iluminismo, os russos já tinham universidades espalhadas pelo país e a Academia de Ciências, responsáveis por um notável crescimento científico daquele Estado.

Na figurinha Ciências da Natureza, o professor encontra sugestões de aulas que devem prender a atenção dos estudantes, como o satélite Sputnick 1, lançado em 1957, o foguete Sputnick 2, que transportou um cão para o espaço, também em 1957, e a MIR, primeira estação espacial, colocada em órbita no ano de 1986.

Além desse temas, as dicas falam sobre literatura, com Issac Asimov, escritor conhecido por suas obras de ficção científica, e de tabela periódica dos elementos químicos, concedida pelo cientista Dmitri Mendeleev.