• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 03/12/2002
Últimas Notícias

Corais de alunos das escolas estaduais se apresentam na Secretaria da Educação

Dando continuidade ao projeto “Corais de Natal”, tivemos hoje, às 12 horas, a apresentação do coral formado por alunos do CEFAM Diadema. Quarenta e cinco alunos do 2º, 3º e […]

Dando continuidade ao projeto “Corais de Natal”, tivemos hoje, às 12 horas, a apresentação do coral formado por alunos do CEFAM Diadema. Quarenta e cinco alunos do 2º, 3º e 4º anos cantaram dez músicas natalinas e foram acompanhados por seis violões, regidos pela aluna Iramaia Ribeiro da Silva, na entrada principal do prédio da Secretaria de Estado da Educação.

A professora Kátia Cássia dos Santos, que atua como voluntária, teve a idéia de criar o coral a partir do convite e incentivo do secretário Gabriel Chalita. Como ela possuía conhecimento musical, resolveu procurar os alunos no último mês de outubro e propor a sua formação. A receptividade foi muito grande e logo surgiram os primeiros ensaios.

Para Patrícia Elizabeth, aluna do 4º ano, embora o grupo esteja formado há pouco mais de um mês, muita coisa mudou na relação deles. “A escola não é uma das maiores da rede estadual, mas muitos alunos não tinham contato com os colegas de outras classes. Os grupos eram fechados e não havia solidariedade entre eles. A partir da formação do coral, um vínculo de amizade muito forte foi iniciado. Hoje, existe uma preocupação em cada membro do grupo em ajudar os colegas, em conhecer as necessidades do outro”.

Coral de Natal

O projeto tem como objetivo criar uma ´Escola de Família´ a partir da integração de toda a comunidade durante o período natalino. Assim, todos os dias, sempre às 12h, um coral irá se apresentar em frente a sede da Secretaria Estadual de Educação. No dia 20 de Dezembro, a partir das 12h, e a cada meia-hora, 15 corais irão se revezar na Praça da República, anunciando o fim do ano letivo.

“O ´Coral de Natal´ parte do pressuposto de que a música é uma linguagem universal e, assim, ferramenta importante para promover a integração e a união de toda a sociedade, além de promover o desenvolvimento cultural, emocional e intelectual dos jovens. A proposta é que as 6.100 escolas do Estado de São Paulo passem a criar grupos de corais formados por alunos, pais e professores”, explica o secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita.

Amanhã, 4ª feira, estará se apresentando o Coral Amigos da Música, formado por alunos da EE Carolina Cintra da Silveira, do Capão Redondo, zona sul da capital.