• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 06/05/2004
Últimas Notícias

Coral de surdos-mudos dá exemplo em escola de Capivari

Um coral de alunos da Escola Estadual Augusto Castanho, da cidade de Capivari, interior de São Paulo, vem mostrando que a voz é apenas uma das formas de expressão do […]

Um coral de alunos da Escola Estadual Augusto Castanho, da cidade de Capivari, interior de São Paulo, vem mostrando que a voz é apenas uma das formas de expressão do ser humano. Outra delas seria a palavra falada.

Mas para este grupo de 14 alunos surdos-mudos, com idade entre 8 e 19 anos, o horizonte de comunicação é muito mais amplo e, nele, a limpidez de um sorriso, o brilho de um olhar e a suavidade de um gesto podem significar muito mais do que se pensa nesta correria desenfreada que se tornou a rotina humana.

O coral chama-se Voz do Coração e foi inaugurado há cerca de dois anos. O nome é sugestivo, retrata o objetivo e a expectativa que giram em torno do grupo, que canta com as mãos e ouve com o coração, além de tocar nas emoções mais profundas de cada um que assiste uma dessas apresentações.

Em suas luvas brancas e suas túnicas pretas – uniformes do grupo – a harmonia prevalece, contracenando com a candura das feições dos integrantes. Muitos já cursam a 5 a série, do Ensino Fundamental, e os mais novos estão se alfabetizando em salas especiais, até serem incluídos na sala regular.

Eugenio goussinsky