• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 05/06/2020
Centro de Mídias SP

Retorno das atividades presenciais será com 20% dos alunos pós pandemia

Retorno depende da liberação da saúde; ferramentas do Centro de Mídias SP serão incorporadas nas aulas da rede

As aulas presenciais na rede estadual de São Paulo serão retomadas em fases. Em uma primeira etapa serão atendidos 20% dos estudantes, em seguida 50%, até chegar à totalidade da rede composta por 3,5 milhões de estudantes. As novidades sobre o calendário escolar foram anunciadas nesta sexta-feira (5) pelo secretário-executivo da Educação, Haroldo Rocha. Mais detalhes sobre a retomada das atividades presenciais serão divulgados na próxima semana.

“Nós dependemos da saúde para liberar a retomada das aulas, já sabemos que será em fases. Nas próximas semanas, traremos novidades do que está acontecendo”, afirmou Rocha.

Depois do fim da pandemia, a Secretaria Estadual da Educação vai implementar o ensino híbrido, que mescla atividades presenciais com as mediadas pela tecnologia. Mesmo com a retomada das atividades presenciais, o Centro de Mídias SP (CMSP) continuará a ser utilizado por alunos e professores.

A ferramenta foi criada em abril para permitir que os alunos continuem aprendendo neste momento de isolamento social. O CMSP reúne dois aplicativos divididos por ciclo de alunos, além da programação em dois canais abertos de televisão, a TV Univesp e TV Educação.

Durante esta semana, os professores estão participando de atividades de planejamento para a retomada do segundo bimestre do ano letivo.

Matrículas online

Pela primeira vez, a Seduc abriu a possibilidade de as matrículas serem feitas de maneira totalmente online.

A medida visa evitar o deslocamento das famílias, formação de aglomerações nas escolas e assim diminuir o risco de contaminação do coronavírus.

Poderão manifestar interesse pela migração para a rede estadual os pais dos alunos com matrícula na rede privada ou vindo de outros estados.

Vale lembrar que a matrícula é para o ano letivo vigente. As matrículas 2021 ainda não estão abertas. Já as transferências entre redes públicas estão temporariamente suspensas e devem ser retomadas após o retorno das aulas presenciais.

Para efetuar a pré-matrícula, será necessário acessar o site https://sed.educacao.sp.gov.br/NCA/PreInscricaoOnline/login e preencher as informações solicitadas. Será necessário fazer upload dos documentos no mesmo endereço eletrônico. As informações serão verificadas e as matrículas validadas pelas próprias escolas.