quarta-feira, 11/02/2004
Últimas Notícias

CRE Mário Covas realiza sua primeira videoconferência de 2004

A videoconferência será aberta pelo Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, e transmitida a cerca de três mil professores. O tema, ‘A Pauta Esquecida’, faz parte de um dos Grandes Cursos Cultura que serão distribuídos às Diretorias de Ensino ainda em fevereiro  Amanhã, dia 12 de fevereiro (quinta-feira), às 11 horas, o CRE […]

A videoconferência será aberta pelo Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, e transmitida a cerca de três mil professores.

O tema, ‘A Pauta Esquecida’, faz parte de um dos Grandes Cursos Cultura que serão distribuídos às Diretorias de Ensino ainda em fevereiro

 Amanhã, dia 12 de fevereiro (quinta-feira), às 11 horas, o CRE Mario Covas promove sua primeira videoconferência de 2004, ‘A Pauta Esquecida’. Este é o tema de um dos Grandes Cursos Cultura que serão distribuídos pelo CRE a todas as Diretorias de Ensino do Estado.

A videoconferência apresentará ‘Fim das Cidades’, uma das cinco aulas do curso ministrado pelo diretor-presidente da TV Cultura, Jorge da Cunha Lima. Os motivos que levaram nossas grandes cidades a se divorciarem do ideal grego da ‘Polis’ – espaços de realização política, de lazer e de convivência – estão, segundo Cunha Lima, entre os grandes temas esquecidos pela imprensa. “Vivemos a deterioração da cidade. Ela já não é o espaço para conviver, contemplar, passear. O cidadão sai para passear e é assaltado, sofre constrangimento, agressão. Ele já não tem o direito de se movimentar, porque tem medo”, diz o jornalista, que vê na origem do problema o abandono dos grotões de miséria do país, tanto por parte dos governos quanto pela imprensa.

O curso, que será distribuído este mês juntamente com outros títulos dos Grandes Cursos Cultura, aponta como outras grandes ‘pautas esquecidas’ o fim do emprego, o fim da utopia e da própria comunicação. “Num mundo cada vez mais movido pela comunicação, essa reflexão sobre os assuntos que nos são vitais mas não aparecem nos jornais ou na TV interessa a todos nós cidadãos, para que vejamos a realidade de uma maneira mais crítica, e não apenas através do filtro dos interesses da mídia”, diz a coordenadora do CRE, Maria Aparecida Magnani. Ela ressalta ainda a potencialidade do tema para uma abordagem multidisciplinar.

A videoconferência, transmitida a partir do CRE a cerca de três mil professores em todas as Diretorias de Ensino, será aberta pelo Secretário da Educação, professor Gabriel Chalita. Após a transmissão da aula, Jorge da Cunha Lima responderá ao vivo às perguntas dos professores.

Programação da videoconferência de 12 de fevereiro

11h00 às 11h10

Apresentação dos convidados e coordenação da mesa, pela coordenadora do CRE, Maria Aparecida Magnani.

11h10 às 11h30

Abertura da videoconferência, pelo Secretário da Educação, prof. Gabriel Chalita.

11h30 às 12h00

Apresentação do vídeo da aula “Fim das Cidades”, que integra o curso “A Pauta Esquecida”, ministrado por Jorge da Cunha Lima.

12h00 às 13h00

Jorge da Cunha Lima responde ao vivo às perguntas dos participantes

Os Grandes Cursos

Os Grandes Cursos Cultura, veiculados desde 2001 pela TV Cultura, são encontros com profissionais e especialistas que abordam temas das mais variadas áreas de conhecimento. Pela parceria firmada entre o CRE Mario Covas Mario Covas e a TV Cultura, 100 cópias de 20 dos títulos da programação dos Grandes Cursos serão distribuídas às Oficinas Pedagógicas das DEs, Diretorias Técnicas da Febem e órgãos centrais da SEE/SP.

Currículo de Jorge da Cunha Lima

Diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, Jorge da Cunha Lima é advogado, pós-graduado em administração de empresas, jornalista e escritor.

Como jornalista, foi diretor do jornal Última Hora (SP) e da revista Senhor-Vogue, presidente da Fundação Casper Líbero (TV, Rádio, Jornal e Faculdade de Comunicação); membro vitalício do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta; Outras posições que já ocupou: coordenador técnico do Projeto “Viva o Centro”, ex-membro eleito do Conselho da Bienal de São Paulo; membro eleito da Diretoria do Masp.

Na área pública, foi secretário de Estado das Comunicações do Governo Franco Montoro; secretário de Estado da Cultura do Governo Montoro (SP).

Entre as obras publicadas por Jorge da Cunha Lima estão: Ensaio Geral (Ed.Martins), Mão de Obra (Ed. Brasiliense), Véspera de Aquarius (Ed. Paz e Terra), O Jovem K (Ed. Siciliano) e Cultura Pública – A Organização Política do Sonho (Ed. Senac).

Veja a seguir alguns dos Grandes Cursos a serem distribuídos pelo CRE:

Aulas Magnas

“A Participação dos Países Emergentes na Globalização” – Alain Touraine

“O Multilateralismo e a Crise Internacional” – Fernando Henrique Cardoso

Palestras

“A Construção Coletiva do Conhecimento” – Michel Authier

“História do Brasil” – Eduardo Bueno

“Paulo Emílio na Política” – Antonio Candido

“Sustentabilidade” – Fritjof Capra

Cursos

“A Construção do Romance” – Milton Hatoum

“A Escolha da Carreira Profissional” – Airton Embacher

“A Pauta Esquecida” – Jorge da Cunha Lima

“A Televisão Levada a Sério” – Arlindo Machado

“Literatura Árabe Antiga” – Mamede Mustafá Jarouche

“Literatura Grega Antiga I” – Antonio Medina

“Nossa Língua Portuguesa” – Pasquale Cipro Neto

“O Cinema Clássico na Ótica de Hitchcock” – Ismail Xavier

“O Som como (P)Arte na Narrativa” – Júlio Medaglia

( Nilva Bianco – CRE Mario Covas)

EVENTO:

Dia: 12 de fevereiro

Horário: 11 horas

Local: Centro de Referência Mário Covas (CRE)

Av. Rio Branco, 1.260

Campos Elíseos – São Paulo – SP