• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 16/03/2012
Creche Escola

Creche Escola atenderá 4,5 mil crianças no Vale do Paraíba

Ação em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social prevê a construção de 11 creches na região até 2014 Nesta sexta-feira (16), os secretários da Educação, Herman Voorwald, e do […]

Ação em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social prevê a construção de 11 creches na região até 2014

Nesta sexta-feira (16), os secretários da Educação, Herman Voorwald, e do Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, estiveram na cidade de São José dos Campos para a assinatura da adesão dos municípios do Vale do Paraíba ao Programa Creche Escola. A parceria beneficiará 4,5 mil crianças na região com a construção de 11 novas unidades.

O programa, desenvolvido em parceria pelas secretarias da Educação e do Desenvolvimento Social, irá ampliar o atendimento de crianças na educação infantil. Para isso, serão construídas mil creches completas até 2014 em diversos municípios do Estado. Cada unidade terá capacidade de atender de 70 a 150 crianças. Aos municípios, cabe oferecer o terreno que abrigará as novas unidades.

Durante o evento, o secretário Herman Voorwald falou sobre a importância de inserir, desde cedo, a criança no ambiente de aprendizagem. “Há estudos que indicam que a criança, uma vez que ingressa na educação infantil, a continuidade de seus estudos no Ensino Fundamental e Ensino Médio se dá de forma muito mais proveitosa”, disse. “O programa Creche Escola viabiliza que haja a inserção da criança em um convívio social que facilitará o aprendizado delas quando ingressarem na escola”, completa.

O secretário Rodrigo Garcia ressaltou que a parceria entre Estado e municípios é fundamental para o atender a grande demanda que existe no setor. “Esta é a primeira vez que temos um programa de creches no Estado de São Paulo, em parceria com os municípios”, comentou. “A creche é de responsabilidade das prefeituras, mas em virtude da demanda criamos o Creche Escola, que irá apoiar todos os municípios do Estado na construção de pelo menos uma unidade”, afirma.

Com a assinatura de hoje, passam a fazer parte do programa as cidades de Aparecida, Caçapava, Campos do Jordão, Cruzeiro, Jacareí, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba. Em 2011, outros 20 municípios aderiram à iniciativa.