segunda-feira, 27/08/2018
Agenda do secretário

‘Creche Escola’ inaugura nova unidade no município de Caçapava

Por meio de parceria com as prefeituras, programa do Estado é feito para garantir educação eficiente na primeira infância

Nesta segunda-feira (27), o secretário de Estado da Educação, João Cury, entregou mais uma unidade de ensino infantil através Programa Creche Escola. Em Caçapava, a inauguração da Creche Professora Judith Bonilha Ferreira é mais uma afirmação da efetiva parceria entre Estado e município.

Na ocasião, Cury ressaltou a importância de investir na primeira infância e garantir o direito à creche. “Essa unidade foi pensada para facilitar a vida dos educadores e das crianças, que agora terão espaço para correr e brincar. É nessa fase da vida que ela desenvolve habilidades e competências para vida toda”, afirmou.

A nova unidade terá capacidade para atender 150 crianças de 0 a 5 anos. Com mais de 800² de área construída, o prédio possui sete salas e dois berçários com fraldário e lactário, uma secretaria, um refeitório, banheiros e área de serviço.

“A verdadeira educação é a solução para os problemas da sociedade. Por isso, é importante essa parceria com o Estado, principalmente, quando se inaugura uma creche como esta”, comentou o prefeito de Caçapava, Fernando Diniz.

No convênio assinado, a Secretaria é responsável pelo repasse dos valores financeiros e processo de acompanhamento das obras. Já a prefeitura, em contrapartida, apresenta o terreno, realiza a licitação e condução dos serviços.

“Nós como filhas de Judith Bonilha queremos agradecer por eternizarem esse nome na região. Queremos que essa escola traga muita alegria, muito ensinamento e muitas coisas boas para cidade”, comentou Célia Ferreira, uma das filhas da professora que deu o nome à unidade.

A diretora da creche, Lucilene de Souza, discursou emocionada e enfatizou o auxílio do Estado na construção da instituição. “A Secretaria não mediu esforços para nos atender e deixar tudo preparado para receber as crianças. Temos certeza que vamos fazer grande diferença na vida da comunidade”, completou.

Programa Creche Escola

Desde o início do programa, o Governo do Estado já investiu R$ 1 bilhão na construção de creches e na ampliação de vagas na educação infantil, em auxílio aos municípios paulistas. A iniciativa é pioneira para os paulistas, pois essa é uma forma efetiva do Estado também participar da formação de crianças de 0 a 6 anos de idade.

Até então, o programa já concluiu 315 creches e possui mais 250 em construção, todas elas seguindo o mesmo padrão. O trabalho em conjunto, portanto, é para zerar as filas de crianças que aguardam para ingressar os estudos nessas unidades e permitir, desde cedo, uma educação eficiente que fará diferença no futuro.