quarta-feira, 29/08/2018
Agenda do secretário

‘Creche Escola’ inaugura nova unidade no município de Severínia

Com mais de 800m² de área construída, CMEI Thales Alvim Barbosa irá diminuir as filas de creches na região

Nesta quarta-feira (29), o município de Severínia, pertencente à Diretoria de Ensino de Barretos, ganhou a CMEI Thales Alvim Barbosa por meio do Programa Creche Escola. A nova unidade terá capacidade para atender até 150 crianças de 0 a 5 anos de idade.

Na cerimônia, o secretário de Estado da Educação, João Cury, ressaltou a importância do Governo de São Paulo auxiliar a prefeitura na construção de creches, uma vez que a educação da primeira infância cabe às cidades.

“Quando se discute educação pública, todo mundo tem que estar junto. Esse é um programa inédito do Estado e ajuda os municípios a zerarem as filas de creches, uma das principais demandas das prefeituras”, afirmou Cury.

As novas instalações contam com mais de 800m² de área construída, sete salas e dois berçários com fraldário e lactário, uma secretaria, um refeitório, banheiros e área de serviço.

“O meu desejo é que mais obras assim possam ser inauguradas na cidade. Eu tenho muito orgulho de todos que fizeram parte dessa obra”, enfatiza o prefeito de Severínia, Celso da Silva.

Desde o início do Creche Escola, o Governo do Estado já investiu R$ 1 bilhão na construção de creches e na ampliação de vagas na educação infantil. No convênio, o município concede o terreno e a Secretaria fica responsável pelo repasse dos valores financeiros e processo de acompanhamento das obras.

“Essa parceria muito é importante para cidades pequenas como Severínia, pois consegue atender melhor a demanda da população. Além disso, oferece qualidade de ensino e boa infraestrutura às crianças”, comenta Solange de Oliveira Bellini, dirigente regional de ensino de Barretos.

Thales, o menino que deu nome à creche, foi aluno da rede municipal de ensino que faleceu no final do ano passado após uma complicação cirúrgica. Na ocasião, pais, familiares e amigos lembraram o quanto ele era querido na cidade e demonstraram tamanha emoção com a homenagem.

“Ele será eternizado nesta escola. Temos certeza que ela trará muitas alegrias às crianças e aos funcionários”, disse o padrinho Edvaldo em nome dos pais do menino, Alice Barbosa e José Barbosa.