segunda-feira, 01/10/2018
Agenda do secretário

Creche Escola inaugura unidade no município de Itapura

Com investimento de R$ 1,4 milhão, escola terá capacidade para atender até 150 crianças de 0 a 5 anos

Nesta segunda-feira (1º), os moradores de Itapura, da região administrativa de Araçatuba, foram contemplados com a inauguração da CEMEI Prefeito Dolvair Mapeli. A unidade faz parte do programa Creche Escola, uma parceria do Governo do Estado de São Paulo com as prefeituras paulistas para ampliar vagas na educação infantil.

Com investimento de R$ 1,4 milhão, a creche possui capacidade para 150 crianças de 0 a 5 anos, contendo acessibilidade para melhor atender portadores de deficiência.

“Temos que investir fortemente na primeira infância, pois é a partir dela que teremos uma país mais desenvolvido. Isso tem que ser responsabilidade de todos nós”, comentou João Cury, secretário de Estado da Educação.

A unidade segue o padrão planejado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão vinculado à pasta. O prédio possui sete salas e dois berçários com fraldário e lactário, uma secretaria, um refeitório, banheiros e área de serviço.

“Essa Creche Escola que hoje inauguramos representa um investimento grande do Governo do Estado de São Paulo, que não tem medido esforços para disponibilizar recursos para o nosso município”, ressaltou prefeito de Itapura, Fábio Dourado.

As novas instalações darão espaço para atender 119 alunos da EMEI Prefeito Dolvair Mapeli, bem como crianças em idade escolar residentes do Conjunto Habitacional Ipê.

“Hoje, estamos recebendo esse prédio tão lindo, o qual oportunizará um trabalho excelente. Vemos a alegria estampada no rosto dessas crianças”, afirmou a secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer, Genuína Paixão Soares Fabrão.

Em todo estado já foram entregues 321 creches, sendo 37 na capital e 284 no interior. Somente na região administrativa de Araçatuba foram entregues 20 unidades e outras dez ainda estão sendo construídas com a previsão de 1.300 novas vagas.

Durante a cerimônia, a diretora da escola, Gilmara Latorre Garcia Melo, também contemplou a entrega da unidade aos moradores da região. “A qualidade da educação infantil é determinante para a trajetória escolar de nossas crianças”, concluiu.