• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 30/08/2021
Notícia

Criação de quiz para o combate ao racismo estrutural é o tema da Trilha Educação Antirracista

Centro de Inovação de SP alia recursos digitais interativos ao processo de formação social combativo

A luta contra o racismo estrutural, institucional e de representatividade pode ser exercida de diversas formas. Na Trilha de Educação Antirracista do Centro de Inovação da Educação Básica de São Paulo (CIEBP) desta segunda (30), às 13h, o convite é para estudantes dos anos finais e ensino médio, professores e gestores utilizarem os recursos da ferramenta scratch para criar enquetes ( quiz) sobre o tema.

“De uma forma lúdica e interativa, tanto os criadores quanto o público que responde ao quiz se aprofundam sobre a temática étnico-racial. Esta discussão é fundamental para a construção de cidadãos mais conscientes e atuantes no combate ao racismo”, enfatiza Débora Garofalo, coordenadora do CIEBP. “Para se ter uma ideia, apenas 10% da comunidade negra participa do mercado de criação de games no Brasil. Compartilhar este conhecimento, como programas de elaboração de jogos digitais é um compromisso do Centro de Inovação em consonância com a agenda da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo”, destaca.

Para tanto, os professores do CIEBP Rafael da Costa e Roberto Edgar tratam das questões sobre racismo para formação social ao passo que abordam a gamificacão como prática pedagógica para ensinar como utilizar o programa scratch na criação de um quiz. A apresentação da ferramenta é bastante didática e acessível a diversos públicos.

A Trilha Educação Antirracista será transmitida ao vivo, simultaneamente, em todos os canais dos estudantes do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) e pela TV Educação. Depois, estará disponível no Repositório do CMSP, onde se pode acessar todos os programas.

Sobre o CIEBP

O espaço é um equipamento que pode ser utilizado por toda a rede estadual para trabalhos com diferentes eixos de inovação que envolva a cultura maker, inovação, empreendedorismo, programação, cultura digital, robótica e fabricação digital a partir de resoluções de problemas. Ele abriga sete espaços: hub de inovação; computação na prática; programação descomplicada; estúdio; cultura digital, prototipagem e criatividade; prototipagem e fabricação digital.

A agenda do CIEBP está aberta para os alunos e professores da rede estadual participarem das trilhas de inovação. Os interessados devem fazer o agendamento pelo email centrodeinovacao@educacao.sp.gov.br ou whatsapp (11) 97544-5056.

O CIEBP funciona de segunda às sextas-feiras, das 8h às 18h, e para sua utilização devem ser respeitados os protocolos de segurança como distanciamento social e uso de máscara. Ele está localizado na Rua Padre Chico, 420, Pompeia, São Paulo, dentro da Escola Estadual Professora Zuleika de Barros Martins Ferreira.