• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 18/01/2017
Pais e Alunos

Crianças aprendem em jogo a se proteger de raios e enchentes

Game criado em parceria com a Defesa Civil é indicado a alunos a partir de 10 anos

Para ajudar na prevenção de acidentes causados por raios e enchentes, a Educação mantém no ar, durante as férias, o jogo Defesa Civil – A Aventura. O jogo é gratuito e livre a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além de reunir mais de 100 desafios em áreas de zonas urbanas e rurais. A cada etapa, o jogador acumula medalhas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Guto é o guia que conduz a brincadeira, e a tarefa dele é apontar as situações de perigo e auxiliar os estudantes a encontrar as melhores estratégias para resolver os problemas. De forma lúdica e bastante didática, o jogador aprende quais são os lugares mais seguros e os que devem ser evitados em casos de raios e trovões. Além disso, se aprende quais são os objetos que mais conduzem energia e a quem pedir socorro. O material está disponível no portal da Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp).

Além dos cenários de ambiente aberto – como praias e rios – o game traz espaços que precisam de atenção redobrada no período de chuva. Excesso de lixo, casas em terrenos irregulares e ausência de rotas de fuga são algumas das situações apontadas e que merecem habilidade do aluno. Todo o conteúdo teve a supervisão técnica da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil da Secretaria da Casa Militar.

Para acessar o “Defesa Civil – A Aventura”, os alunos devem informar o número do R.A. (registro do aluno) no site da Evesp. Criada em 2011, a plataforma virtual interativa abriga cursos de idiomas, pré-vestibular e desenvolvimento de habilidades. Todos os cursos são registrados no histórico escolar do aluno.