quarta-feira, 16/04/2014
Pais e Alunos

Crianças aprendem sobre a Páscoa por meio de atividades na Sala de Leitura

Os conhecimentos estudados ao longo da semana foram testados em um jogo de perguntas e respostas

#album[2621]top#

Ovos de chocolate e coelho. Essas são duas imagens presentes na Páscoa. Mas, por que esses elementos fazem parte da nossa cultura? Qual o significado da data comemorativa?

As repostas estão na ponta da língua dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da E.E. República da Bolívia, na zona norte da capital paulista.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A professora Andréa Correia de Oliveira ofereceu, para as crianças do 3º ano, revistas da Sala de Leitura com curiosidades sobre o tema. E, nessa quarta-feira (16), testou os conhecimentos dos pequenos por meio de um jogo de perguntas e respostas, chamado “trilha da páscoa”.

“A professora dividiu a sala em duas equipes. Quem acertasse mais respostas ganharia”, explica Giovana Nascimento Garcia, 8 anos. Seu time não ganhou, mas também foi recompensado. “Todo mundo ganhou chocolate, foi muito legal”.

O objetivo da atividade foi o de aproximar os alunos do mundo da leitura. “Eles ficaram motivados nas aulas, prestavam muita atenção nos textos. Claro que queriam o prêmio. Mas o importante da história é vê-los empenhados em aprender, em ler, em pesquisar”, diz Andréa.

Sala de Leitura

As salas de leitura fazem parte de um série de ações desenvolvidas pela Educação para estimular o hábito da leitura. Criado em 2009, o projeto leva aos alunos jornais, revistas, livros, catálogos, orientações para pesquisa, letramento informacional, entre outros.

As salas estão abertas para os alunos nos três períodos de aula, sendo coordenadas por professores. São 2.942 salas de leitura distribuídas em escolas estaduais de 592 municípios do Estado de São Paulo.

Gincana

Em Santa Bárbara D’Oeste a Páscoa também serviu de inspiração para uma gincana de conhecimentos. A experiência foi vivida por alunos do Ensino Fundamental da E.E. Jorge Calil Assad Salum, nas aulas de inglês.

Os estudantes foram desafiados a ler um texto em inglês sobre a Páscoa, treinando os conteúdos sobre os verbos irregulares e regulares. “Com a imersão cultural, os estudantes decidiram fazer uma gincana no estilo do país pesquisado”, conta. Saiba mais.