terça-feira, 17/01/2006

Crianças da zona rural de Registro começam o ano com a Escola de Tempo Integral

Os 420 alunos da EE Joaquim Goulart, no bairro do Serrote, ficarão 9 horas na escola, com televisão e computador O bairro do Serrote, próximo à cidade de Registro, no […]

O bairro do Serrote, próximo à cidade de Registro, no Vale do Ribeira, vai ganhar um novo movimento quando começarem as aulas, dia 13 de fevereiro. É que os 420 alunos da Escola Estadual Joaquim Goulart, que reúne crianças de mais sete bairros próximos a Serrote, vão conhecer o que é estudar numa Escola de Tempo Integral, o projeto que a Secretaria de Estado da Educação implanta em 2006 em 500 escolas da rede estadual de ensino. E pelo menos para 200 desses estudantes, que moram em zona rural, a novidade será total, porque eles não têm sequer energia elétrica em casa e vão desfrutar, com a nova dinâmica de aulas, de toda uma tecnologia, como televisão, vídeo e computador, a que dificilmente teriam acesso se não estivessem matriculados na EE João Goulart.

Para conhecer as dependências da escola e ouvir da comunidade as dúvidas e as questões particulares daquela região, o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Educação, Paulo Barbosa, visitou a EE João Goulart na manhã de ontem, dia 16, quando foi recebido pela dirigente de ensino de Registro, Reginalice Nakao Ferreira da Silva, pela diretora da escola, Simone Patrícia de Castilho, e por integrantes do Programa Escola da Família. A DE de Registro terá quatro Escolas de Tempo Integral funcionando a partir de fevereiro.

Escola para todos

Ao agradecer as manifestações de apoio pela implantação das ETIs na região de Registro, o secretário adjunto enfatizou o quanto a educação tem sido prioridade para o Governo de São Paulo. “O Estado já viveu a dificuldade de atender a demanda de alunos nos seus mais de 600 municípios, mas hoje podemos assegurar que temos mais vagas do que alunos, atendendo inclusive aos que não puderam estudar no tempo certo, com as classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para se ter uma idéia do quanto cresceu esse atendimento, eram 30 mil alunos em 1995 e são, hoje, 476 mil alunos de EJA”.

Lembrando que o conhecimento é o maior patrimônio de qualquer povo, Paulo Barbosa convocou a todos para estudar e disse que não há desculpas, hoje, para ficar fora da escola. “Todos podem vir, porque a escola está de braços abertos”, convidou. Depois de garantir vaga para quem estava fora da escola, o desafio do governo passou a ser a qualidade da educação, que vem se desenvolvendo com capacitação de professores e implantação de programas vitoriosos como o Escola da Família, que é referência no Brasil e no mundo, conforme anunciou o secretário adjunto, adiantando ainda que “o programa será tema da participação do governador Geraldo Alckmin na Conferência Geral da ONU, em Paris”.

“Aproveitem as oportunidades”

O empenho por essa qualidade na educação chega agora ao Escola de Tempo Integral, que vai diferenciar ainda mais a educação de São Paulo, mantendo os alunos de 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental durante 9 horas na escola. Paulo Barbosa lembrou que “cerca de 80% das crianças no Brasil ficam em média três horas na escola e São Paulo oferece, a partir de fevereiro, atividades curriculares das 7 às 16h10, com lanche pela manhã e à tarde e almoço, beneficiando um total de 150 mil alunos. O projeto é estender para as demais escolas, que não puderam ainda ser incluídas pela necessidade de adequar o espaço físico”.

Outro aspecto destacado pelo secretário adjunto foi o envolvimento dos professores em todo o processo de ensino e aprendizagem, “pois sem essa dedicação não há sucesso na educação”. O esforço das autoridades locais também teve o reconhecimento de Paulo Barbosa, que recebeu do prefeito de Registro, Clóvis Vieira Mendes, um depoimento emocionado, contando da sua trajetória na busca da formação escolar. “Fui fazer faculdade já com cabelos brancos, por isso eu digo que aproveitem as oportunidades e o que está sendo oferecido pela Secretaria de Educação, desde as atividades do Escola da Família até a Escola de Tempo Integral. Não há sossego maior para qualquer pai do que saber que seu filho está ocupado o dia inteiro e no fim de semana também conta com atividades no espaço seguro da escola”, ressaltou o prefeito de Registro.

No Hospital São João

Ainda no município de Registro, o secretário adjunto da SEE acompanhou a entrega de equipamentos hospitalares ao Hospital Maternidade São João, um benefício que se concretizou por iniciativa do Grupo A Tribuna de Comunicação, de Santos, com apoio da Secretaria de Educação de São Paulo, que viabilizou parcerias com a iniciativa privada. Ao destacar a importância de saúde e educação caminharem juntas, Paulo Barbosa disse que são “duas áreas intimamente ligadas, porque saúde começa com educação e educação não existe sem saúde. O resultado dessa combinação é qualidade de vida”.

“Os recursos bem direcionados”, salientou Paulo Barbosa, “em qualquer área, vão garantir essa qualidade de vida. Temos a consciência de que o governo não faz nada sozinho e para chegar aos bons resultados que temos conseguido, é preciso que também a sociedade e a família caminhem juntos”. A comunidade do Vale do Ribeira atendida no Hospital Regional São João será beneficiada também com recursos no valor de R$ 240 mil, que estão sendo liberados pelo governo de São Paulo e destinados ao Setor de Oftalmologia do São João.