• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 23/09/2003
Últimas Notícias

Crianças que ajudam crianças

Alunos de Ribeirão Preto ajudam crianças que sofrem violência doméstica, a se recuperarem de seus traumas por meio da música e de muito carinho Mais de 100 crianças recebem atenção […]

Alunos de Ribeirão Preto ajudam crianças que sofrem violência doméstica, a se recuperarem de seus traumas por meio da música e de muito carinho

Mais de 100 crianças recebem atenção e carinho dos alunos da EE Prof. Cid de Oliveira Leite, em Ribeirão Preto, com o projeto “Juventude Ativa”, que atende crianças da creche São Francisco de Assis. O projeto foi classificado entre os 10 primeiros concorrentes do 3º Prêmio Escola Voluntária, criado pela Rádio Bandeirantes em parceria com a Fundação Itaú Social, para premiar escolas que desenvolvem projetos sociais com a participação dos estudantes.

O projeto “Juventude Ativa”, criado há quatro anos, integra alunos a partir da 5ª série com crianças da creche, que sofrem violência doméstica. Para que essa integração aconteça, os alunos usam a música, teatro, aulas de teclado, violão, flauta e coral.

Os encontros acontecem a cada 15 dias, com uma programação diferente em todas as reuniões, organizada pelos próprios alunos, sendo realizado uma vez na escola e outra na creche. As atividades são criadas em sala de aula, com a orientação de um professor. Além da música, também são realizadas oficinas de origami e bijuterias. O projeto também oferece aulas de reforço para deficientes.

“O que emociona é o empenho dos alunos em conseguir os equipamentos musicais para dar as aulas. Os professores incentivam e mostram que eles são capazes e eles vão atrás de tudo”, revela a professora de Matemática, Márcia Augusta Paes de Almeida Guizelini.

A escola também participou do Prêmio Escola Voluntária no ano passado, quando conquistou o terceiro lugar. Todo final de ano é realizada uma confraternização com apresentações de música e dança desenvolvidas pelos alunos da EE Cid de Oliveira e as crianças da creche “São Francisco de Assis”.

“O intuito do projeto é a inclusão social além da sala de aula. Formar os jovens para a vida, tornando-os o cidadão que o Brasil tanto espera”, conclui a Profª. Márcia.

Cristiane Agonio