• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 11/12/2019
Boas Práticas

Culminância em escola de Itapira prova que todos podem ser heróis por um dia

Histórias do cinema e dos quadrinhos foram fio condutor para culminância na Escola Estadual Antônio Caio

“Nós podemos ser heróis, mesmo que por um dia”. O trecho ficou mundialmente famoso na canção “Heroes”, de David Bowie, e mostra que todo mundo pode fazer algum ato bravo e heroico em sua vida. Na Escola Estadual Antônio Caio, em Itapira, os heróis foram o ponto condutor de uma mostra com todas as atividades interdisciplinares realizadas ao longo do ano.

A temática dos heróis ganhou várias conotações. Diversos trabalhos foram feitos tendo como fio condutor os super heróis do cinema, bem como os vilões. Cada turma de 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio ficou responsável por um herói ou vilão. O propósito foi desenvolver conhecimentos científicos relacionados ao herói/vilão.

Realizada no último dia 29 de novembro, a “Mostra do Conhecimento – Super-heróis” da escola , trouxe ao público e comunidade um pouco dos trabalhos realizados ao decorrer do ano naquele ambiente. O objetivo da exposição era trazer as atividades interdisciplinares associadas a temáticas dos Super-heróis dos quadrinhos e do cinema, estimulando o contato particular dos jovens com o que ele via no cinema

“As mostras de fim de ano nas escolas são momentos onde o aluno pode ver os frutos de tudo que ele colocou energia no fim do ano. Sempre falamos que as eletivas são o desenho do aluno com a orientação do professor. Essa mostra é um exemplo disso”, explica Haroldo Rocha, secretário executivo da Secretaria da Educação.

Os trabalhos tinham como foco unir as matérias da escola com as temáticas dos filmes e histórias em quadrinhos. Por exemplo: no estudo de ciências da natureza foi possível relacionar temáticas como energia nuclear, as leis de Newton, desenvolvimento sustentável, zoologia, estrutura molecular, física quântica, tecnologias; em ciências humanas, toda parte histórica e geográfica, comportamental, geologia e em códigos e linguagens, por exemplo.

A mostra contou com grande envolvimento de todos os alunos e professores. E muitas ideias surgiram na organização para implementar ainda mais o que era mostrado. Um exemplo é a “Sala do Terror”, que teve DJ e praça de alimentação, surpreendendo quem esperava apenas uma mostra de alunos.

“O envolvimento dos alunos nesse período de culminância é fundamental, mas não pode ficar apenas no fim do ano. É fundamental a interação de todos sempre, de forma a aproveitar a escola ao máximo”, pontua Sonia Brancaglion, coordenadora dos Grêmios Estudantis na Educação.

A mostra contou com mais de 1000 pessoas, entre estudantes, equipe escolar, famílias e demais visitantes. Todos eles heróis, em suas vidas cotidianas e nas escolas, provando que a educação vai muito além de uma sala de aula.