• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 13/04/2005
Últimas Notícias

Cultura caipira, artes e costumes paulistas chegam à rede estadual de ensino

Nesta quinta-feira, dia 14, será lançado o “Terra Paulista Jovem”, programa que proverá material didático sobre a história, a arte, o costume e o folclore do Estado de São Paulo […]

Nesta quinta-feira, dia 14, será lançado o “Terra Paulista Jovem”, programa que proverá material didático sobre a história, a arte, o costume e o folclore do Estado de São Paulo e que capacitará professores para utilizá-los. Ao todo, 890 escolas receberão livros, jogos e documentários. O projeto é voltado para alunos das sétimas e oitavas séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária) e a Unesco. O material paradidático é composto por dez livros, três jogos de tabuleiro, almanaque e oito documentários.

O material aborda aspectos sociológicos e políticos da formação do Estado, bem como seus costumes, artes e folclore. A idéia é fazer com que os alunos conheçam a história contada pelo ângulo dos mais diversos personagens envolvidos. Um ‘causo’ contado por um lavrador, ou uma receita criada por uma escrava, podem ser mais importantes historicamente do que a prataria dos fazendeiros.

Os livros que vão para as salas de aula também fazem uma ligação com a contemporaneidade, contextualizando hábitos do dia-a-dia dos jovens, dando espaço à cultura caipira, valorizando as diferenças culturais do interior do Estado, enfim, deixando respirar as mais diversas manifestações.

Ás 10h30, as professoras Lídia Izecson e Marta Grosbaum, organizadoras do material, fazem uma exposição de 30 minutos sobre o projeto. Às 11h, representantes da Secretaria de Estado da Educação, do Cenpec e da Unesco estarão à disposição dos jornalistas.