quinta-feira, 11/03/2004

Cultura e cidadania marcam o programa Escola da Família em Mococa

Reforçar o surgimento de novas bandas musicais, resgatar antigos projetos da escola e oferecer oportunidades aos que são, muitas vezes, esquecidos pela sociedade foram algumas das conquistas alcançadas na escola […]

Reforçar o surgimento de novas bandas musicais, resgatar antigos projetos da escola e oferecer oportunidades aos que são, muitas vezes, esquecidos pela sociedade foram algumas das conquistas alcançadas na escola estadual Oscar Villares, por meio do programa Escola da Família. A valorização da cultura nesta comunidade é um marco nos projetos desenvolvidos até agora e reforça a idéia de que um simples incentivo pode, em alguns casos, ser definitivo para melhorar as condições e perspectivas de vida das pessoas.

A escola, que fica no município de Mococa e pertence à Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista, reuniu boa vontade da direção e ânimo da turma nova, que entrou no programa para atender às necessidades da comunidade local. Foi assim que, recentemente, a Rádio Escolar foi revitalizada por um grupo de alunos. Isaac da Silva Góes e Pedro Rodrigues foram os responsáveis por colocar a rádio no ar durante os intervalos das aulas e garantem que nada melhor do que música para transformar o espaço escolar em um ambiente mais agradável.

A iniciativa da revitalização aconteceu após a realização das primeiras etapas do Game SuperAção – jogo do Instituto Ayrton Senna que objetiva estimular a ação pró-ativa dos jovens e a despertar neles a conscientização sobre cidadania e a preocupação com causas sociais. A rádio recebeu o nome de Rádil e possui um acervo de 25 CDs. Entre os planos dos alunos para o futuro da rádio está a realização de campanhas para aumentar seu repertório musical.

Outro projeto ligado à música e que deu bons resultados foi o Festival de Bandas, realizado no ano passado através de uma parceria entre o Grêmio Estudantil e os educadores do programa. Além da apresentação de dezenas de grupos musicais no dia, o evento foi ponto de partida para que a escola virasse “pólo musical”. Desde então, duas bandas – Never Dream e Insanus – usam o espaço físico e os equipamentos de som e iluminação cedidos pela escola nos seus ensaios. No próximo dia 13 de março, o Teatro Municipal de Mococa será palco para o show “Metal no Teatro”, que terá presença da banda Never Dream e outros cinco grupos musicais. O show começa às 20h30 e serão sorteados CDs e camisetas durante as apresentações.

Uma das maiores demonstrações da abrangência do programa Escola da Família vem de um outro projeto da E.E. Oscar Villares: o desenvolvimento de atividades artísticas no Centro de Ressocialização (CR) de Mococa. Desde 2003, a escola aceitou a proposta da DE de São João da Boa Vista e passou a oferecer o Telecurso dentro do CR para 38 reeducandos. Por serem alunos da Oscar Villares, os educadores do Escola da Família acharam que eles, também, deveriam ser beneficiados pelo programa e criaram atividades artísticas que iam além dos muros escolares.

“A proposta do trabalho artístico foi encarada pelos reeducandos como uma oportunidade de exporem seus trabalhos fora do Centro de Ressocialização”, afirma a professora do Telecurso, Aline Tonóli. Confirmando esta expectativa, foi feita uma exposição com os trabalhos. O público freqüentador da escola pôde ver e comprar as peças, feitos de sucata e doados pelo Escola da Família. Além do trabalho artístico em si, esta atividade teve um caráter incentivador e social, mostrando para a comunidade que, apesar destes artistas estarem presos, eles mantêm viva a esperança de liberdade e, principalmente, a vontade de serem reintegrados à sociedade.

Novas atividades estão sendo programadas para serem oferecidas aos reeducandos, tais como palestras, campeonatos esportivos e atividades voltadas para a qualificação profissional.

Ana Paula Teixeira