• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 15/08/2011
Últimas Notícias

Cultura é Currículo leva a partir de amanhã 100 mil alunos para 2.500 atividades só neste mês

A iniciativa promove aos estudantes de escolas estaduais passeios para museus, centros, parques e institutos de arte e cultura de todo o Estado, além de diversas unidades do Sesc   […]

A iniciativa promove aos estudantes de escolas estaduais passeios para museus, centros, parques e institutos de arte e cultura de todo o Estado, além de diversas unidades do Sesc

  O programa Cultura é Currículo, da Secretaria de Estado da Educação, vai levar durante este mês 102.560 estudantes da rede estadual a 2.564 roteiros culturais em todo o Estado. As atividades, que integram os projetos Lugares de Aprender e Escola em Cena, terão início a partir desta terça-feira (16/08).

A iniciativa possibilita que estudantes de escolas estaduais assistam gratuitamente a espetáculos de teatro e dança, além de participarem de visitas monitoradas a instituições culturais. O transporte e a alimentação dos alunos são custeados pela Secretaria.

Implantado em 2008, o Cultura é Currículo está inserido na proposta curricular, com objetivo de democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação. O programa é dividido em três segmentos: Lugares de Aprender: A Escola Sai da Escola, com visitas a instituições culturais; Escola em Cena, que leva alunos a apresentações de teatro e dança; e O Cinema Vai à Escola, com exibições de filmes dentro das unidades escolares.

Neste ano, o programa conta com investimento de R$ 32 milhões da Secretaria, o dobro do recurso destinado em 2010. “A ampliação da verba vai permitir que o benefício seja estendido a um número maior de alunos”, declarou o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.

Em 2010, cerca de 2 milhões de estudantes foram contemplados pelo programa, enquanto, neste ano, a estimativa é que 2,5 milhões de alunos sejam beneficiados.

Lugares de Aprender

O Lugares de Aprender: A Escola sai da Escola, vai levar 81.720 estudantes para 2.043 visitas a 130 instituições culturais. Participarão da iniciativa 4.086 professores. O projeto promove o acesso de alunos a programações culturais como atividades articuladas ao desenvolvimento do currículo escolar.

Neste semestre, haverá 16 novos destinos na capital, interior e litoral, como o Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus, na região de Franca; a Galeria de Arte da Unicamp, em Campinas; o Museu Mazzaropi, em Taubaté; e o Museu Oceanográfico da USP, na capital.

Escola em Cena

O projeto Escola em Cena vai levar 20.840 alunos a 521 produções de teatro e dança. Serão apresentados espetáculos em 23 unidades do Sesc, em diferentes cidades, e no Centro Cultural São Paulo, na capital. Nos roteiros culturais, 1.042 professores acompanharão os estudantes.

Esses docentes recebem orientações que possibilitam a articulação das produções artísticas ao trabalho pedagógico, de modo a contextualizá-las no ensino das disciplinas. Dessa forma, o trabalho abre caminho para o desenvolvimento de atividades, que podem ser compartilhadas com toda a escola como apresentações de jogos teatrais, improvisações e peças, entre outras manifestações artísticas.