segunda-feira, 09/08/2004

Cultura, lazer e geração de renda em escola de São Bernardo

Novas parcerias reforçam o Programa Escola da Família na EE Iracema Munhoz Parceria com o Grupo CNA, inauguração de Padaria Artesanal, além de curso de Lin Ch`i, são algumas das […]

Novas parcerias reforçam o Programa Escola da Família na EE Iracema Munhoz

Parceria com o Grupo CNA, inauguração de Padaria Artesanal, além de curso de Lin Ch`i, são algumas das atividades que acabam de ser implantadas na EE Maria Iracema Munhoz, no centro de São Bernardo do Campo. Cerca de 500 pessoas estiveram presentes ao evento que aconteceu no último sábado, dia 7, dentro do Programa Escola da Família.

O secretário-adjunto da Educação, Paulo Barbosa, ressaltou, durante o evento, a importância do programa Escola da Família, que completa um ano de atividades neste mês de agosto. “Mais de 50 milhões de pessoas já passaram pelas escolas no primeiro ano do programa”, lembrou. “E mais: conseguimos fazer dela um espaço prazeroso, um centro de luz, trazendo a família para dentro da escola. Esse era nosso grande objetivo, agora realizado”, salientou.

A parceria com o CNA prevê o atendimento a 2.100 alunos de 1 à 4 a série em escolas estaduais de 84 municípios da Grande S. Paulo e interior. Sílvio Montesanti, coordenador nacional de Convênios e Parcerias do CNA, ao agradecer a parceria com a Secretaria da Educação, lembrou que, coincidentemente, a rede franqueada do CNA começou em S. Bernardo do Campo.

O prof. Juliano Vertematti Pianelli, da Rede CNA, em sua aula inaugural de inglês, disse que espera contar com o entusiasmo no aprendizado do idioma e o comprometimento dos pais, trazendo seus filhos para o curso e acompanhando o seu desempenho.

No mesmo evento, Raphael Vito de Mello Mattos, da oficina de informática, foi homenageado pelo secretário Paulo Barbosa. Com 15 anos, voluntário há três anos e meio, Raphael é aluno da 1ª série do Ensino Médio na EE Amadeu Olivério, em Santo André, onde mora. Mesmo tendo que se deslocar de ônibus para outro município, Raphael se diz feliz e orgulhoso pelo número de alunos que formou desde o início de seu trabalho. Lembrou que chegou a dar aulas de informática para oito turmas, atendendo mais de 200 alunos, sempre utilizando uma apostila elaborada por ele. “Acredito que a experiência que ganhei nesse tempo vale mais do que qualquer curso que possa ter feito no período”, concluiu.

Muito aplaudida em seu discurso, a diretora Jussara Gonzales agradeceu a todos pelas parcerias firmadas e a participação dos professores, funcionários e comunidade. Finalizou, citando a frase que virou símbolo das comemorações de aniversário da escola no próximo dia 17: “As escolas não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. As escolas só mudam as pessoas”.

A universitária Áurea de Ataíde (na foto ao lado, a primeira à esquerda), aluna de web designer no Centro Universitário Santo André – UNIA, está desde novembro no programa e vai cuidar da padaria artesanal. “Como já fazia pães em casa, resolvi fazer o curso do FUSSESP. Espero que os alunos (já tem 10 inscritos no curso) consigam ter uma renda a partir da venda dos pães”.

Maria Dalvani dos Santos, professora de artes, é educadora profissional do programa na escola. Considera a experiência muito gratificante pelos resultados obtidos a cada final de semana. Entre seus planos para a utilização da padaria artesanal, já planeja a distribuição de pães em creches da região.

Presentes, ainda, ao evento, Antonio Rolim Rosa, dirigente de Ensino de São Bernardo do Campo, Cristina Cordeiro, coordenadora executiva do Programa Escola da Família, e Simone Alcântara Pinto, representante da Unesco em São Paulo, entre outros.

EE Maria Iracema Munhoz

A EE Maria Iracema Munhoz possui mais de mil alunos divididos em 26 classes no Ensino Fundamental e Médio. A escola participa do programa Escola da Família e recebe mais de 500 pessoas a cada final de semana, onde desenvolve quase 50 atividades na área de esportes, como futebol, futsal, handebol, basquete, vôlei, tênis de mesa, dama, xadrez e frescobol. Entre os cursos e oficinas estão informática, capoeira, fanfarra, desenho técnico, grafite, artesanato, além dos novos cursos implantados hoje. Possui cinco universitários bolsistas e cinco voluntários, além de educadores profissionais e coordenadores de área.

Adriana Oliveira