Curso gratuito terá carga horária de 360 horas e estará disponível para educadores da Capital e Grande São Paulo
Discutir questões relacionadas ao ensino e aprendizagem a partir de resultados de pesquisas no âmbito da educação matemática. Este é o principal objetivo do curso de Especialização Matemática que a PUC-SP lançou em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. A aula inaugural aconteceu no último dia 18, na sede da Universidade.
A professora Sonia Maria Silva, coordenadora da CENP – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – representou o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, numa palestra sobre a importância da especialização no currículo dos professores. “O curso será muito importante para os nossos professores porque vai tratar a pesquisa em matemática na prática. Ele traz para o cotidiano dos professores temas a serem discutidos em sala de aula como o Saresp – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – e como o professor pode trabalhar esse dado em sua disciplina”.
Outras participações
Pela PUC-SP participaram as professoras Bader Burihan Sawaia, Ivone Dias Gomes e Tânia Maria Campos, coordenadora da Pós-graduação em Educação. Em seguida o professor Nilson José de Machado fez a palestra A s imagens do conhecimento e a reorganização da escola , onde tratou do tema Currículo de forma bem ampla.
Público alvo
O curso é direcionado a 600 professores de matemática do ensino médio que lecionam nas escolas estaduais da Capital e Grande São Paulo. Ministrado pela PUC- SP, será gratuito e terá carga horária de 360 horas, sendo 180 horas presenciais (na cidade de São Paulo) e 180 horas com atividades à distância (por internet e vídeo).
O professor deverá ter no mínimo 75% de presença, além de elaborar uma monografia após a realização de pesquisa orientada, no final do curso. A especialização em Educação Matemática será dividida em seis módulos.