terça-feira, 17/08/2004

Curso em Botucatu aproveita o uso da tecnologia e prepara alunos para o segundo semestre

O Núcleo Regional de Tecnologia Educacional da Diretoria de Ensino – região de Botucatu, em parceria com as escolas estaduais e empresas privadas, realizou em julho mais um curso básico […]

O Núcleo Regional de Tecnologia Educacional da Diretoria de Ensino – região de Botucatu, em parceria com as escolas estaduais e empresas privadas, realizou em julho mais um curso básico para alunos da rede estadual de ensino, durante o recesso. O conteúdo incluiu o Curso Básico de Informática – Paint, Windows, Word, Excel, Power Point e Internet.

Este é o terceiro ano consecutivo do projeto que prepara alunos para o mercado de trabalho oferecendo subsídios aos professores nas salas de informática. A Diretoria de Ensino estabeleceu parcerias com a Microlins, o Cebrac e a Criativa Informática, empresas do setor na região. Aproximadamente 80 alunos divididos em quatro turmas de 13 escolas dos municípios de Bofete, Botucatu, Pratânia, e Vitoriana participaram do projeto.

No primeiro ano, o curso foi destinado à formação do aluno monitor dentro da Sala de Informática. No segundo, alunos de 8ª até o 3º ano do Ensino Médio tiveram conhecimentos para o mercado de trabalho com direito a certificado. Este ano, o curso englobou diversas séries desde crianças da 4ª do Ensino Fundamental até alunos do 3º ano do Ensino Médio.

“Este ano o curso foi baseado no resgate dos alunos. Eles aprenderam digitação de texto, montaram uma apresentação em power point com figuras da internet, criaram tabelas no excel e, em 40 horas de treinamento, aprenderam bastante.”

Os alunos que fizeram a primeira edição do curso, atualmente trabalham nas salas de informática das escolas. São os auxiliares dos professores e colegas. “Eles acabam descobrindo que gostam disso, que é a área que vão seguir. No ano passado, o aluno José Eduardo, passou no concurso na Unesp para trabalhar na área de informática e já está fazendo Faculdade”, acrescentou a Assistente Técnica Pedagógica do Núcleo Regional de Tecnologia de Botucatu, Marli Moura.

As horas dedicadas ao curso em anos anteriores também geraram outros exemplos. A coordenadora se lembra de um aluno do Ensino Médio que se transformou num profissional de qualidade na região. “Formado no ano passado, ele desenvolveu um software educativo de Ciências e Biologia e está trabalhando na área de informática atualmente”, conclui.

Luciane Salles