Os servidores em exercício, em qualquer cargo ou função, na Secretaria da Educação podem participar de uma formação sobre a cultura democrática e participativa no ambiente escolar. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de setembro no portal da EFAP Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado.
Em sua 2ª edição, o curso “Introdução à Gestão Democrática e Participativa: diálogos e inclusão educacional” tem por objetivo sensibilizar os participantes sobre a necessidade de se incorporar valores da democracia e do diálogo ao contexto da gestão do ensino público. São 4 mil vagas a serem preenchidas por adesão.
As atividades serão realizadas na modalidade a distância e cumprirão uma carga horária de 40 horas, divididas em quatro módulos. Entre os temas abordados na formação estão: princípios teóricos e legais da gestão democrática; diálogo como instrumento de transformação social; e a participação de fato.
A realização do curso está prevista para os dias 21 de setembro a 31 de outubro. Para obter certificado, o participante deverá ter frequência mínima de 75% e média de aproveitamento com conceito “satisfatório” no total de atividades avaliativas. O servidor poderá utilizá-lo para a evolução funcional, de acordo com a legislação vigente e referente ao seu quadro de atuação.