• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 11/10/2019
Cursos para professores

Curso gratuito sobre Educação Midiática e BNCC abre novas vagas

Iniciativa do Palavra Aberta e da Fundação Vanzolini abrange temas obrigatórios pela nova base curricular

Estão abertas novas inscrições para o curso Educação Midiática e a BNCC, desenvolvido pelo Instituto Palavra Aberta e a Fundação Carlos Alberto Vanzolini. A segunda turma abrange mais de 4 mil vagas para professores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil e demais interessados no tema.

As inscrições podem ser feitas aqui

O conteúdo é totalmente gratuito, 100% on-line e autoinstrucional – ou seja, o aluno tem liberdade de realizá-lo no tempo que desejar. São 30 horas de carga horária, dividida em quatro módulos: comunicação como direito; campo jornalístico-midiático; produção e circulação de informação na era digital e, por fim, comunicação de marcas e novos formatos de marketing.

O objetivo do curso é ampliar a reflexão sobre o campo de atuação jornalístico-midiático, tema que faz parte do conteúdo de Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental. “É preciso que educadores reflitam sobre o planejamento de suas aulas e proponham situações de aprendizagem que envolvam o trato ético e crítico com a informação e opinião na escola”, relata Bruna Waitman, da equipe de educação integral na COPED.

Outro objetivo do curso é caminhar em direção à BNCC e ao Currículo Paulista, aprovado em julho. “Os professores terão uma normativa sobre o que devem ensinar, como devem ensinar e como podem preparar aulas que sejam mais estimulantes para os jovens”, explica Haroldo Rocha, secretário executivo da Educação.

Apesar de ter como público-alvo os professores da Educação Básica, quaisquer interessados/as podem se cadastrar, assistir ao curso e emitir um certificado. A inscrição e o acesso se dão por meio da plataforma online.