• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 04/05/2004
Últimas Notícias

Curso gratuito vai garantir 5 mil vagas para alunos da escola pública estadual

Ampliar o acesso ao aluno da escola pública estadual na Universidade de São Paulo com reforço pedagógico. Este é o objetivo da Secretaria de Estado da Educação e da Universidade […]

Ampliar o acesso ao aluno da escola pública estadual na Universidade de São Paulo com reforço pedagógico. Este é o objetivo da Secretaria de Estado da Educação e da Universidade de São Paulo (USP), com assinatura do Protocolo de Intenções sobre a criação do programa Pró-Universitário, ocorrida nesta terça-feira, dia 4, na Escola Estadual Ruth Cabral Troncarelli, Zona Leste da Capital.

O programa prevê a criação de um curso gratuito para aumentar a participação dos alunos do ensino médio vindos da escola pública estadual. O curso, que deverá ter início em julho e término em novembro deste ano, será ministrado pelos alunos da USP em salas das escolas da rede pública concentradas na Zona Leste. A região foi escolhida em razão da construção do novo Campus da USP em 2005. Serão 100 turmas com 50 alunos cada, totalizando 380 horas de curso.

Os alunos universitários serão beneficiados com uma bolsa de estudos no valor de R$ 450,00 por mês. Está prevista a contratação de 630 universitários e professores efetivos da rede pública estadual, que coordenarão cada disciplina do projeto.

Os critérios de seleção, que são menor renda, melhor desempenho e boa freqüência, serão publicados em Diário Oficial.

O governador Geraldo Alckmin ressaltou que a criação do programa, no ano em que a USP completa 70 anos, se deve à crítica de que o aluno carente acaba indo para a Universidade particular, enquanto os que estudaram na escola particular freqüentam Universidade pública. “Existe uma pesquisa da Unicamp que comprova que os alunos da escola pública que tiveram a mesma nota no vestibular da Universidade, concluíram o curso com notas maiores que outros candidatos. Por isso, estamos fazendo um grande esforço para melhorar a escola pública”, concluiu o governador.

Dados indicam que 142.889 se inscreveram no vestibular da Fuvest este ano. Desse total, 57.155, ou quase 40%, pertencem à escola pública estadual. Considerando que a rede pública tem cerca de 500 mil alunos matriculados no 3º ano do ensino médio, 10% destes alunos inscrevem-se no vestibular da Fuvest. A taxa de aprovação fica em torno de 25%.

A expansão do número de alunos da rede pública na USP ocorre nos cursos noturnos e a Universidade têm implementado várias ações para o ensino médio. “Vamos oferecer isenção de taxas no vestibular para todos os jovens inscritos nesse programa e a minha meta é atingir o número de 10 mil inscritos no próximo vestibular. Em 1999, haviam 7.076 alunos vindos da escola pública”, ressaltou o reitor da USP, Adolfo Melfi. A USP oferece atualmente 17 cursos para alunos de baixa renda e a proposta é dar preferência no Pró-Universitário, para que alunos carentes ocupem vagas ociosas nos cursos de graduação da Universidade. “O programa vai democratizar o acesso ao ensino superior, que hoje está muito restrito. Muitos sonham e poucos conseguem chegar lá. Nós queremos concretizar esse sonho”, concluiu o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Educação, Paulo Barbosa. No encerramento da cerimônia, o governador disse que o Campus da USP, na Zona Leste, será inaugurado no ano que vem e os 12 novos cursos oferecidos serão voltados para uma nova realidade. Dentre os cursos citados estão: Geologia, Obstetrícia, Tecnologia para o setor têxtil, Gestão Ambiental, entre outros.

Luciane Salles