• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 23/10/2017
Cursos para professores

Curso online de resenhas disponível para professores do Fundamental

Didático, o “Aprendendo por meio de resenhas” leva exercícios que ajudam as crianças a produzir textos

Está disponível na internet para professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio da rede estadual o curso didático “Aprendendo por meio de resenhas’. Online, o curso tem duração de 12 semanas, com carga horário estipulada pelo próprio interessado. Para fazer o cadastro, basta clicar aqui.

Organizado pelo programa Escrevendo o Futuro, da Fundação Itaú Social, o objetivo do curso didático é que os professores vivenciem uma sequência didática para escrever uma resenha de um produto cultural, compreendendo, assim, quais são os princípios do trabalho com gêneros e com SD na escola. Além disso, conhecer e refletir sobre as atividades e exercícios que ajudam a pensar em como ensinar crianças e jovens a produzir textos na escola.

São sete módulos de uma a duas semanas cada, organizados da seguinte maneira:

Módulo 1 – Conhecendo o curso e o ambiente virtual de aprendizagem.

Módulo 2 – O que é e como se faz resenhas? Teoria e prática: a produção inicial do texto.

Módulo 3 – Gêneros assemelhados e princípios gerais para a elaboração da sequência didática.

Módulo 4 – O gênero resenha, plano global e conteúdo temático do texto.

Módulo 5 – As características linguístico-discursivas do texto.

Módulo 6 – Reescrita da versão final da resenha.

Módulo 7 – Refletindo sobre o percurso: escrevendo uma resenha por meio de uma SD. O que se passou comigo?

As atividades são realizadas no horário mais adequado ao participante, respeitando os prazos finais estabelecidos no cronograma do curso, e são de diferentes naturezas: autoinstrucionais (exercícios realizados individualmente, sem interação ou mediação); interativas (debates em fóruns); e mediadas (tarefas por escrito enviadas pelo participante e comentadas pelo mediador).

O curso oferece um certificado de 80 horas para os participantes que realizarem no mínimo 80% das atividades solicitadas, conforme estabelecido no contrato didático.

Os interessados em cursar precisam dispor de cerca de 8 horas semanais para se dedicar ao curso; ter habilidade de gerenciamento do tempo, de forma a conseguir realizar as atividades nos prazos determinados; possuir habilidades de navegação na web, tais como: abrir e fechar links, carregar vídeos para serem assistidos, responder e enviar mensagens, produzir arquivos em Word e enviá-los; dispor de conexão estável regular com a internet; ter instalado no computador que utilizará para fazer o curso as últimas versões dos seguintes programas gratuitos: Adobe Reader e Adobe Flash Player.