• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 23/02/2016
Professores e Funcionários

Curso online ensina professores de São Paulo a usar tecnologia em sala de aula

São 10 episódios com foco na produção de videoaulas

Professores das escolas estaduais de São Paulo estão apostando cada vez mais da tecnologia como ferramenta de estudo, além do giz e livros. E uma das novidades são as videoaulas. Utilizadas em curso a distância, o material também pode ser adotado como complemento curricular no Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Educação reuniu 10 vídeos que ensinam de forma simples e dinâmica como produzir atividades a partir dessa tecnologia.  Para acessar o material, acesse aqui.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Em média, cada aula, tem seis minutos de duração e não é preciso fazer o cadastro. Basta ter acesso à internet e saída para áudio. A série está dividida em tutoriais: produção de roteiro, equipamentos para gravação, cenário, tipo de iluminação, edição e upload do conteúdo. Até agora, boa parte do que é utilizado pela rede é composta por atividades produzidas “fora da rede”. A ideia é que os professores passem a criar o próprio conteúdo.

A experiência já foi colocada em prática em algumas unidades. Na E.E. Antônio Manoel Alves de Lima, na zona sul de São Paulo, por exemplo, quem deu o pontapé foi o professor de Química, Thiago Oliveira. Além de tornar a aula mais ágil, a ferramenta também aumentou o interesse dos alunos com os conceitos da disciplina, agora repassado a partir de simulações.

Expedição videoaulas

A aposta Educação com vídeos começou em 2015. No ano passado, professores de diretorias na capital, região metropolitana e interior participaram do projeto ‘Caravana Videoaulas’. Entre maio e setembro, as cidades receberam a visita de um estúdio itinerante. Com supervisão das equipes do YouTube e Fundação Lemann, os educadores tiveram a chance de operar, gravar e criar conteúdo audiovisual para internet.