• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 12/04/2021
Notícia

Cursos de formação do PEI têm inscrições abertas

Formações trazem conhecimentos pedagógicos aplicados na prática do cotidiano escolar

As inscrições para dois cursos de formação do Programa Ensino Integral (PEI) para servidores da rede estadual e municipal de ensino permanecem abertas. Interessados têm até o próximo dia 14 para confirmarem interesse no tema “Clubes Juvenis” (40h) e até o dia 21 para terem acesso ao conteúdo “Modelo de Gestão” (60h).

Os cursos foram elaborados e produzidos pela Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo), a partir dos documentos norteadores do PEI, de autoria da Coped (Coordenadoria Pedagógica), parceira na revisão dos cursos.

As ações reúnem conteúdos relacionados às metodologias e práticas pedagógicas do PEI, que contribuem para a formação integral dos estudantes. Por esse motivo, o público-alvo das formações não se restringe aos profissionais atuantes no programa.

Nos cursos, os temas “Clubes Juvenis” e “Modelo de Gestão” ganham uma abordagem mais dinâmica, por meio de estudos de caso, jogos, cenários de decisão e outros recursos. Os cursistas poderão compreender o funcionamento prático das metodologias do PEI.

Inscrições
Interessados precisam acessar o site da Efape, no menu superior, em “Cursos e Formações”. Nos filtros de “Cursos”, selecionar “On-line” e “Inscrições abertas”. O aprendizado é válido para a evolução funcional do servidor da rede estadual.

Site:
https://efape.educacao.sp.gov.br/

Sobre o PEI
Fundamenta-se na concepção da educação integral, segundo a qual o desenvolvimento da pessoa ocorre como um todo, envolvendo os aspectos físicos, cognitivos, socioemocionais e culturais. Deste modo, o programa tem como ideal formativo contribuir para a formação de sujeitos autônomos, solidários e competentes nas dimensões pessoal, social e profissional, por meio da organização do currículo e dos tempos e espaços adequados para o desenvolvimento de competências, habilidades, conhecimentos e valores.

Clubes Juvenis
Trata-se de uma metodologia inovadora. São grupos temáticos idealizados e colocados em prática pelos próprios estudantes, que, ao se reunirem a partir de uma determinada área de interesse, desenvolvem atividades que proporcionam trocas de informações, experiências e aprendizados relevantes. Isso agrega valores para a vida dos estudantes e contribui para a formação de jovens protagonistas. No Curso “Clubes Juvenis”, há o conhecimento da metodologia a ser desenvolvida nas escolas e compreensão do papel da equipe escolar no apoio aos jovens protagonistas.

Modelo de Gestão
Ferramentade que permite, com a participação e a responsabilização de todos os envolvidos no cotidiano escolar, planejar, desenvolver, monitorar, além de avaliar ações pedagógicas e resultados. Assim, contribui para a melhoria da qualidade do ensino e para a formação integral dos estudantes, que agregam competências, habilidades e valores necessários para a realização de projetos de vida e uma atuação solidária, autônoma e competente. Neste curso, é possível conhecer o funcionamento prático nas escolas do PEI e entender como ela auxilia o planejamento de ações pedagógicas.