quarta-feira, 06/04/2005

D.E. de Ourinhos reúne secretários municipais da região e propõe parceria

Com o objetivo de acelerar a integração entre a rede pública municipal e estadual, a Diretoria de Ensino de Ourinhos promoveu um encontro com todos os secretários de Educação das […]

Com o objetivo de acelerar a integração entre a rede pública municipal e estadual, a Diretoria de Ensino de Ourinhos promoveu um encontro com todos os secretários de Educação das 13 cidades sob sua jurisdição.

A importância das parcerias entre Estado e municípios foi um dos principais pontos da pauta da reunião, coordenada pela dirigente regional, professora Maria Regina Pereira Araújo. “Cabe a todos que pertencem ao setor público encarar os alunos como pessoas que precisam ter sucesso em sua aprendizagem para se desenvolverem pessoalmente e ter uma imagem positiva de si mesmas”, enfatizou a dirigente.

Como exemplo do pode ser parceirizado entre Estado e municípios, a professora Ednéia de Fátima Evangelista discorreu sobre o projeto “Letra e Vida”, cujo objetivo é formar professores alfabetizadores. A proposta apresentada aos secretários municipais prevê a ampliação do projeto com a participação de todos os professores de 1 z 4 séries da região. “Essa é a escola que queremos no Século XXI: uma escola em que os professores entendam que todos os alunos possuem o direito de aprender”

O encontro serviu para troca de apresentações dos responsáveis pelos departamentos que farão a interação entre a DE e os municípios, como o professor Valério Olante, que responde pela seção de Planejamento e faz a interface com os secretários municipais que cuidam da Demanda Escolar e do Censo Escolar. Tópicos pontuais também foram abordados no encontro por funcionários administrativos, como a aplicação de recursos e apresentação de conta sobre verbas repassadas ao transporte escolar, explanação feita por Ana Maria Bortolato. Os secretários ainda receberam orientações relacionados ao setor de material e patrimônio e sobre a vida funcional dos professores estaduais que prestam serviços aos municípios.

Para encerrar a reunião, foram apresentados os responsáveis pela municipalização nos municípios de Ipaussu, Paulistânia, Ourinhos, Chavantes, São Pedro do Turvo, Salto Grande, Ibirarema, Bernardino de Campos, Espírito Santo do Turvo, Ribeirão do Sul, Canitar e Campos Novos Paulista.