• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 28/07/2003
Últimas Notícias

Dança é tema de capacitação para os Educadores de Arte do Ciclo I

O reconhecimento dos códigos artísticos que envolvem a dança, por meio de exercícios práticos, reflexões teóricas e complementação histórica, será o tema da capacitação que reunirá os assistentes técnicos pedagógicos […]

O reconhecimento dos códigos artísticos que envolvem a dança, por meio de exercícios práticos, reflexões teóricas e complementação histórica, será o tema da capacitação que reunirá os assistentes técnicos pedagógicos de arte de cada uma das 89 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo. Os professores que trabalham com alunos do Ciclo I (da 1.ª à 4.ª série) poderão aprender a linguagem da dança e seu papel na Educação no Encontro que ocorre entre 29 e 31 de julho, no Centro de Capacitação da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria), das 8h30 às 17h30.

Os professores poderão acompanhar na Quarta-feira, segundo dia da capacitação, uma apresentação da companhia Balé da Cidade, no Teatro Municipal. O grupo vai mostrar a coreografia “Noite de Ohad Naharin”, que será alvo de debate no dia 31, quinta-feira. O curso inclui outros elementos de estudo, como a importância de se apreciar as atividades apresentadas nos museus, galerias, concertos e teatros como parte integrante do ensino de Arte na escola. “Para os alunos, estes talvez sejam os únicos momentos de um acesso fundamentado à chamada arte erudita”, disse a professora Roseli Cassar Ventrella, coordenadora do Ensino de Arte na Secretaria.

A dança será mostrada como um instrumento facilitador do potencial criativo, da autopercepção e da comunicação, uma linguagem pela qual se comunicam idéias não expressas verbalmente. É a única arte que não depende de nenhum elemento intermediário para se concretizar: o ser humano dançante é ao mesmo tempo criador e criação.

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da equipe da CENP que coordena o ensino de Arte, já promoveu capacitações sobre Artes Visuais, Música e está planejando um curso de teatro para o mês de outubro.

Serviço:
Data: dias 29, 30 e 31 de julho
Horário: das 8h30min às 17h30min
Local: Centro de Capacitação da CENP
R. João Ramalho, 1.546 – Perdizes

Luciane Salles