sexta-feira, 11/11/2005

Dançando com livros: alunos do projeto Pés de Cristal fazem sucesso no Guarujá.

No último sábado, mais de 100 bailarinos envolvidos no projeto Pés de Cristal em parceria com a Literatura, idealizado pela EE Paulo Clemente Santini, em Guarujá, apresentaram o espetáculo de […]

No último sábado, mais de 100 bailarinos envolvidos no projeto Pés de Cristal em parceria com a Literatura, idealizado pela EE Paulo Clemente Santini, em Guarujá, apresentaram o espetáculo de final de ano “ De mala e Cuia”, no Teatro Procópio Ferreira. O projeto possibilita o acesso de comunidades carentes à dança. É uma oportunidade que os alunos têm de receber aulas gratuitas de ballet clássico e dança livre. O curso é dado nos fins de semana em uma sala de aula adaptada especialmente para dança.

Para garantir a vaga no corpo de ballet da escola, os alunos devem ficar sócios da biblioteca e retirar um livro para leitura a cada quinze dias. Em seguida, eles apresentam um pequeno resumo ou desenho da história relatada.

A professora responsável pela implementação do projeto, Ariadne Moreno, explica que o projeto vem estimulando o hábito da leitura. “Lendo o livro, os bailarinos mantêm a vaga nas aulas de dança e, ao mesmo tempo, ampliam o conhecimento. É uma oportunidade imperdível. A dança é uma atividade cara e de difícil acesso aos menos favorecidos. Por isso o curso oferecido às crianças matriculadas no projeto Pé de Cristal é muito importante para toda comunidade. O projeto inclui esses alunos no contexto cultural”, destacou.

Muito emocionada, a diretora da escola, Lourdes Aparecida Cominatto dos Santos, agradeceu a participação de todas as pessoas que acreditaram no trabalho. “Sonhamos um sonho bom, com crianças de pés descalços, e eles se transformaram em pés de cristal.”

O projeto começou há 3 anos, atendendo 40 crianças e hoje já beneficia 120, com perspectivas de aumento.

“Agradeço a Deus, o grande concretizador de sonhos e às crianças. Com dedicação, inocência e sinceridade essas crianças nos proporcionaram este belo espetáculo”, disse a diretora Cominatto dos Santos.

A dirigente regional de Ensino de Santos, Maria Lucia Ferreira dos Santos e a assistente técnica pedagógica, Vanessa Scaramuzza, prestigiaram o evento.

Renata Ferrarezi