• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 09/12/2004
Últimas Notícias

Das bancas para as salas de aula

Diretoria de Ensino de Americana incentiva leitura apoiada no jornal local Preservar a memória cultural da sociedade, formar cidadãos críticos, criativos e atuantes, capazes de construir, conservar e modificar seu […]

Diretoria de Ensino de Americana incentiva leitura apoiada no jornal local

Preservar a memória cultural da sociedade, formar cidadãos críticos, criativos e atuantes, capazes de construir, conservar e modificar seu meio, foram alguns dos resultados obtidos com o projeto Jornal na Escola – também conhecido como Projel. O programa lançado pelo jornal O LIBERAL no início do século XXI, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, conta atualmente com o apoio de 43 escolas estaduais de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa.

O Projel inseriu o jornal impresso nas salas de aula, privilegiando a leitura dos mais diferentes tipos de textos: informativos, gráficos, propagandísticos, história em quadrinhos e narrativas. “Naturalmente, não há lugar mais rico que o jornal para encontrar toda essa variedade textual, com a vantagem da atualidade”, ressaltou Andréia Cristina Romera de Freitas, assistente pedagógica.

Todos os professores, não importando a disciplina, desenvolveram ao longo dos quatro anos de existência do projeto, atividades que estimularam habilidades e competência, no que diz respeito à leitura, compreensão e interpretação de texto, pensamento crítico e postura cidadã – sujeito modificador e consciente da realidade.

As ações desenvolvidas promoveram avanços na leitura, escrita e alfabetização: “Tínhamos casos de alunos com dificuldades na aquisição da leitura e escrita. O trabalho com o jornal facilitou o processo de alfabetização desses alunos”, salientou uma das responsáveis pelo programa, Graciana B. I. Cunha, Assistente Pedagógica de língua portuguesa.

Os 8 mil alunos do Ciclo I, Ciclo II e Ensino Médio que estão envolvidos e que são auxiliados pelos assistentes pedagógicos, pelo editor chefe de O LIBERAL e pelos professores de História e de Língua Portuguesa, tiveram a oportunidade de visitar a redação, participar de reportagens desenvolvidas semanalmente nas escolas e publicar seus textos no jornal.

Segundo a Diretoria de Ensino de Americana o sucesso do Projel foi constatado também por meio dos resultados do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Para o ano que vem, a Oficina Pedagógica e seus parceiros – O LIBERAL e Ripasa Papel e Celulose – desenvolverão o Programa Jornal na Escola em todas as unidades estaduais de Ensino Fundamental e Médio.

Diego Gurgel do Amaral